Anualmente a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulga a lista do Ranking Nacional de Clubes (RNC) e, também, das federações estaduais do futebol brasileiro. Com o acesso para o Campeonato Brasileiro da Série A e a boa campanha na Copa do Brasil, o Cuiabá subiu 15 posições e agora aparece na 28ª posição.
Com relação à temporada passada, o Dourado ocupava na 43ª posição, com 3.271 pontos, e agora ocupa a 28ª colocação, com 5.679 pontos. o Luverdense é o segundo mais bem colocado do estado no ranking.
Em ascensão, o clube carrega o título de time com a maior pontuação no estado. Já na região Centro-oeste, o clube ocupa a 3ª colocação ficando atrás apenas de Goiás e Atlético Goianiense.
No ranking das federações, Mato Grosso agora ocupa o 12º lugar. A Federação Paulista de Futebol lidera a lista.
De 236 clubes que fazem parte da lista, 6 equipes de Mato Grosso aparecem no ranking, levando em consideração as competições nacionais nas últimas 5 temporadas. O Sinop está em 80º, o União de Rondonópolis em 94º, Operário VG em 134º, o Mixto em 215º e o Araguaia em 223º.
Com a conquista do Campeonato Brasileiro na quinta-feira (25), o Flamengo somou 16.768 pontos, e desbancou o Palmeiras, campeão da Libertadores, que soma 16.110 pontos e agora é o segundo colocado. O Grêmio é o terceiro com 15.180 pontos, seguido pelo Internacional, vice-campeão do Brasileirão, com 13.310 pontos.
Segundo a entidade, o ranking é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho das equipes clubes nas competições e são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação.
Fonte: gazetadigital
Autor: Fernando Soares, especial para o GD