Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. A candidatura brasileira superou a europeia – formada por Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia, nesta sexta-feira (17). Cuiabá é uma das 10 sedes escolhidas para sediar partidas.
A Arena Pantanal vai receber quatro jogos do mundial feminino, assim como foi no masculino de 2014. Porém, desta vez a capacidade de lugares será reduzida. Dos quase 42 mil pessoas que cabem no estádio apenas 26.386 mil pessoas poderão acompanhar as partidas no palco mato-grossense.
A décima edição da principal competição de seleções do futebol feminino será a primeira disputada na América do Sul. Por ser o anfitrião da competição, o Brasil já está classificado. Os demais nove países da Conmebol vão disputar três vagas. O Mundial Feminino 2027 será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.
O slogan da candidatura brasileira foi “Uma Escolha Natural”. O processo foi apoiado pelo governo federal, que criou um grupo de trabalho em outubro de 2023 para ajudar na análise dos requisitos da candidatura.
Em fevereiro deste ano, uma comitiva de especialistas de várias áreas visitou o Brasil para uma análise técnica da candidatura. O país recebeu nota 4, em uma escala que vai até 5. Bélgica, Alemanha e Holanda receberam nota 3,7.
Estádios
Veja os estádios que o Brasil propôs para a Copa de 2027:
- Maracanã (Rio de Janeiro)
- Neo Química Arena (São Paulo)
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Arena da Amazônia (Manaus)
- Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
- Arena de Pernambuco (Região de Recife)
- Arena Fonte Nova (Salvador)
Fonte: pnbonline