O Cuiabá é campeão do Mato-grossense 2024! O Dourado venceu o União de Rondonópolis por 1 a 0 na tarde deste sábado, no Luthero Lopes, na grande final do Estadual.
Clayson marcou o gol da vitória auriverde aos 24 minutos do primeiro tempo, que deu o inédito tetracampeonato consecutivo do Mato-grossense para o time da capital.
Hegemonia auriverde
O Cuiabá ampliou ainda mais sua dinastia no futebol de Mato Grosso. O Dourado chegou ao seu 11º título nas últimas 14 edições do Estadual. Só não levantou a taça em 2012, 2016 e 2020.
A equipe agora tem 13 conquistas do Mato-grossense e se isolou como segundo maior campeão, ultrapassando o Operário Várzea-grandense e ficando atrás apenas do Mixto, que tem 24 títulos.
Ficou no quase (de novo)
O União foi vice-campeão do Mato-grossense pela terceira vez consecutiva. Perdeu para o Cuiabá em todas elas.
O Colorado, agora, ficou com o segundo lugar do Estadual em 13 oportunidades na história.
Campanha até o título
O Cuiabá conquistou o Mato-grossense 2024 de forma invicta. É a sexta vez que o clube levanta a taça sem perder nenhum jogo durante toda a campanha.
Neste Estadual, o Dourado venceu nove jogos e empatou quatro. Teve o melhor ataque com 27 gols marcados e sofreu 11.
Agenda
Agora campeão, o Cuiabá volta a campo na quinta-feira, pela 2ª rodada da Sul-Americana. O Auriverde encara o Metropolitanos no estádio Olimpico de la UCV, em Caracas, na Venezuela, às 18h (de MT).
O União de Rondonópolis volta suas atenções à Série D do Campeonato Brasileiro. Estreia no fim do mês contra o Iporá, fora de casa.
Primeiro tempo
O Cuiabá ficou ainda mais perto do título na etapa inicial. Jogando fora de casa, o Dourado comprovou o favoritismo diante do União e ampliou o placar agregado da decisão. Em vacilo na saída de jogo, Derik Lacerda aproveitou e tocou para Deyverson, que encontrou ótimo passe para Clayson. O camisa 25 finalizou rasteiro, sem chance para Caio. Rikelme teve duas boas chances, mas parou no goleiro colorado e raspou a trave depois. Canhoto teve a melhor oportunidade para o União, mas mandou por cima.
Segundo tempo
Em desvantagem e longe da taça, o União foi pra cima no segundo tempo. Ou pelo menos tentou. O técnico Luciano Dias povoou sua área ofensiva, e o time abusou das bolas aéreas. Danielzinho chegou a assustar algumas vezes, mas não acertou o alvo adversário.
Derik Lacerda chegou a balançar as redes, mas o lance acabou impugnado por falta de ataque. Naquela que seria a melhor chance do Colorado, Brener se esticou e conseguiu o desvio cara a cara com Walter, mas a bola bateu no companheiro caído no gramado.
O Dourado ainda teve dois jogadores expulsos: Alan Empereur e Jonathan Cafú. Mas nada que mudasse o rumo do confronto.
Borderô
Público presente: 6.388
Público pagante: 5.589
Renda: R$ 216.950,00
Fonte: j1agora