• Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024
  • 02:21h
08 de Janeiro de 2023

A Prefeitura de Cuiabá suspeita de escutas ilegais no prédio da Saúde

A Prefeitura de Cuiabá suspeita de escutas ilegais no prédio da Saúde

Uma equipe da Prefeitura de Cuiabá fará uma varredura em todo o prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) após agentes do Gabinete de Intervenção terem ficado no local por aproximadamente uma semana. A medida tem o objetivo de verificar a eventual existência de grampos e escutas telefônicas que possam ter sido instaladas indevidamente pelo grupo nomeado pelo governo do Estado e garantir a total segurança dos ambientes de trabalho.

 

A suspeita surgiu depois que integrantes da prefeitura disserem que encontraram buracos na Assessoria de Planejamento da pasta que, segundo eles, não existiam antes da entrada da equipe do interventor Hugo Fellipe Lima no prédio municipal. Nós vamos realizar a varredura. O prédio está todo alterado. Existem alterações na estrutura que sinalizam que foram mexidas algumas ou que foram instaladas outras, disse o secretário de Ordem Pública, coronel Leovaldo Sales.

 

As evidências foram encontradas no sábado (7), data que a prefeitura retomou a autonomia da pasta depois que a presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, determinou a suspensão da interdição. Ao retornar ao local, servidores notaram que mais de 20 computadores e documentos foram levados pelo Gabinete de Intervenção.

 

Ao apresentar a situação da pasta à imprensa, Sales disse que foi feita uma devassa e subtraídos alguns equipamentos do órgão. Ele informou aos jornalistas que um boletim de ocorrência será registrado contra a equipe intervencionista.

 

"Nós estamos fazendo um levantamento do que foi subtraído da SMS e, posteriormente, vamos registrar um boletim de ocorrência. A impressão que eu tenho é que a equipe de intervenção veio buscar talvez uma informação específica. Como eles não tiveram tempo, eles resolveram fazer uma devassa", relatou Sales.

 

Os equipamentos foram levados por agentes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Imagens feitas por drones da prefeitura flagraram o momento da retirada dos objetos. A ação contou ainda com o presidente do órgão, Rubens Sadao Okada.

 

No entanto, o secretário adjunto de Tecnologia e Transformação Digital, Kleber Geraldino Ramos dos Santos, disse que os materiais foram recolhidos, mas que os serviços à população não serão afetados.

Fonte: gazetadigital

Autor: Luis Vinicius Foto Davi Valle/Secom Cuiabá