Boa Esperança do Norte será o 142º município do es
Para o nascimento de um novo município no estado e para que ocorra mudanças na marcação territorial, é necessário passar diversos desafios. Todos os distritos do estado apresentam realidades notáveis e querem tornar-se independentes do município mãe.
O distrito de Boa Esperança do Norte, hoje, pertencente ao município de Sorriso, porém, também abrange uma área de Nova Ubiratã, fica a 140 km da sua sede e a 400 km da capital e possui aproximadamente 7 mil habitantes. A lei que criou Boa Esperança é de 29 de março de 2000, criada polo deputado estadual Nico Baracat e sancionada, na época, pelo governador Dante de Oliveira, ambos já falecidos.
Deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) que luta desde o início desse trâmite, salientou que o município de Sorriso é o município mãe de Boa Esperança do Norte e sempre se manifestou favorável a criação, confirmando condição social, econômica e opinando pela procedência do procedimento. “Boa Esperança do Norte se pauta em uma Lei já existente e com isso, a Assembleia, através da Comissão de Revisão Territorial promoveu para que o Tribunal Eleitoral declarasse nulo ou não, ou solicitasse a extinção da Lei existente, lembrando que já são 21 anos de discussão sobre este assunto” disse Dilmar.
Deputado comentou que o grande problema estava na composição e o tamanho da área a ser repassada por Nova Ubiratã. “Buscamos um consenso através de reuniões e quero parabenizar ao prefeito Nininho, de Nova Ubiratã; ao Ari Lafim, Prefeito de Sorriso; a todos os vereadores envolvidos, em especial ao Heder Machado e ao Nana, de Nova Ubiratã e a sociedade organizada de Boa Esperança do Norte, que traz para a Assembleia Legislativa esse acórdão e cria uma Comissão, que é presidida pelo meu amigo e subprefeito de Boa Esperança, Volmar Lohmann e composta por diversos deputados, para que possamos, com entendimento, alterar a legislação e, tanto ao Tribunal de Justiça, mas também, o Supremo Tribunal Eleitoral, que tem um processo sobre as eleições municipais de Boa Esperança do Norte, esse acórdão foi feito para que realmente, agora, com a nova revisão territorial e a nova composição de entendimento deles, possamos revalidar a Lei no formato acordado e possamos dar a oportunidade, realmente, da criação deste novo município” finalizou Dilmar.
No final dos anos 90, Mato Grosso criou 15 municípios e desses, 13 foram criados em 1ª de janeiro de 2001: Santa Rita do Trivelato, Nova Santa Helena, Curvelândia, Conquista D’Oeste, Rondolândia, Colniza, Nova Nazaré, Santo Antônio do Leste, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Vale de São Domingos e Santa Cruz do Xingu. Outros dois foram criados em 1ª de janeiro de 2005: Ipiranga do Norte e Itanhangá.
Fonte: Junior Poyer – Assessor de Imprensa
Autor: Junior Poyer – Assessor de Imprensa