• Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024
  • 06:05h
16 de Julho de 2024

Ao lado de Fávaro, presidente Lula garante ajuda para reconstrução do Shopping Popular

Ao lado de Fávaro, presidente Lula garante ajuda para reconstrução do Shopping Popular

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu apoio do governo federal para a reconstrução das atividades do Shopping Popular de Cuiabá, destruído pelas chamas durante a madrugada desta segunda-feira (15.07). Em vídeo divulgado nas redes sociais, ao lado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), o presidente prestou solidariedade às famílias.

“Eu estou recebendo o ministro Carlos Fávaro que vem me contar uma tragédia que aconteceu hoje de madrugada em Cuiabá. Isso aqui é uma foto que ele me mostrou de um shopping popular construído pelos trabalhadores que tem como presidente o companheiro Misael Galvão, que é o organizador de todas as pessoas que tem loja nesse shopping. São praticamente 600 lojas. Um espaço feito pelos próprios trabalhadores. Eu sei que o Estado está muito sofrido com isso e eu sei que o povo que trabalha precisa de perspectiva de vida. Nós do governo federal vamos conversar com o prefeito. Nós, do governo federal, vamos ajudar a reconstruir a possibilidade de vocês voltarem a trabalhar com cidadania, com dignidade e de forma muito respeitosa. O trabalho que vocês fizeram é extraordinário, é um modelo de exemplo para como é que os camelos devem se organizar e nós vamos contribuir com vocês”, disse o presidente Lula.

O Shopping Popular ficou totalmente destruído o que prejudica diretamente mais de 600 famílias (cerca de três mil pessoas direta e indiretamente) que dependem das atividades do maior centro comercial do Estado, fundado há quase 30 anos. Ainda nesta segunda-feira o Governo do Estado, em ação conduzida pelo governador em exercício Otaviano Pivetta garantiu, via Desenvolve MT, que serão disponibilizadas linhas de crédito para os comerciantes.

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou: o trabalho conjunto do Cuiabanco e Desenvolve MT para maior assertividade na concessão de linhas de crédito e a cessão do espaço do Complexo Dom Aquino para a reabertura (em caráter temporário) de um centro comercial. A Secretaria de Ordem Pública irá auxiliar no processo de legalização das empresas e fornecer a documentação necessária para viabilizar as possibilidades de crédito, além de garantir a segurança do local. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria de Obras Públicas, mediante liberação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, irão atuar imediatamente para liberar a área e manter a limpeza e a ordem pública.

A Prefeitura também fará  um protocolo de apoio psicossocial específico por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

 

Fonte: pnbonline