O Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta semana, e conseguiu aprovação em primeira votação, o projeto de lei que autoriza o maior programa habitacional da história de Mato Grosso, que beneficiará pelo menos 20 mil famílias.
Segundo o presidente do MT-Par, Wener Santos, as casas populares serão distribuídas por região. Após a aprovação final na Assembleia (segunda votação), os prefeitos serão avisados e em seguida começarão os processos de licitação e obras.
O projeto das casas populares o governo já mandou para a AL. A proposta é de um programa habitacional para o estado todo. Já passou em primeira votação e agora vota a segunda. Falta passar pela AL e depois o governador vai chamar os prefeitos e fazer o anúncio. São 20 mil casas, disse Wener.
MT Iluminado
Além das casas, o Governo ainda deve lançar neste ano o programa "MT Iluminado", que também será feito pelo MT-Par e irá beneficiar os 141 municípios com lâmpadas de LED.
"Poderia ter o início esse ano, mas se a vencedora da licitação for uma empresa internacional, por exemplo a China, o trânsporte demora mais de 90 dias para chegar ao Brasil. Por isso não vamos cravar uma data específica, mas o lançamento será esse ano ainda", disse Wener.
O objetivo do programa é modernizar o parque de iluminação do Estado, com a substituição de lâmpadas obsoletas por luminárias de LED de alto desempenho. Essas lâmpadas são entre 50% e 70% mais eficientes que as utilizadas atualmente, além de mais sustentáveis. Muitas das lâmpadas substituídas são à base de vapor de sódio e mercúrio, mais nocivas para o meio ambiente.
Serão adquiridas 385.489 luminárias. O número, de acordo com levantamento feito pela MT PAR junto à concessionária Energisa, corresponde ao total de pontos de luz passíveis de substituição nos municípios do Estado que aderiram ao MT Iluminado.
Fonte: olhardireto
Autor: Max Aguiar Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT