Um avião de pequeno porte foi atingido por um disparo de um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) durante uma operação no Amazonas, na manhã do último domingo (28.07). Os agentes de segurança encontraram 95 quilos de pasta base de cocaína na aeronave.
O avião, um modelo Cessna 172, foi identificada como suspeita de estar sendo utilizada por traficantes de drogas. A interceptação ocorreu após o avião ter sido detectado na fronteira com o Peru.
De acordo com a Aeronáutica, o Cessna 172 entrou no espaço aéreo brasileiro e os militares a bordo de um caça A-29 Super Tucano tentaram estabelecer contato via rádio com o piloto, sem sucesso.
Diante da falta de resposta e da recusa em obedecer a ordens para mudar a rota e pousar em um aeródromo específico, a aeronave foi considerada uma ameaça.
A FAB então efetuou um disparo de advertência, o que levou o avião a realizar um pouso de emergência em uma pista de terra em Barcelos (AM). Após o pouso, os passageiros abandonaram a aeronave, incendiaram-na e fugiram do local.
A FAB acionou um helicóptero Black Hawk para transportar policiais federais até a área. No local, os agentes encontraram 95 quilos de pasta base de cocaína e clorídrico de cocaína.
De acordo com o Chefe do Estado Maior do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Major-Brigadeiro Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, “A ação que culminou com o impedimento da continuação desse voo faz parte da Operação Ostium, para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal”, disse o Oficial-General.
Outros casos
Este incidente segue uma série de ocorrências semelhantes: em janeiro, a FAB interceptou um avião sobrevoando a Terra Indígena Yanomami, e o piloto também fugiu após o pouso.
Em junho do ano passado, dois caças brasileiros perseguiram uma aeronave que entrou sem autorização no espaço aéreo nacional, terminando a perseguição quando o avião retornou à Bolívia.
Fonte: Nacional
Fonte: pnbonline
Autor: Foto Divulgação FAB