• Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024
  • 16:51h
20 de Setembro de 2022

Carreta do Hospital do Amor atende até 5ª feira em Vera

Carreta do Hospital do Amor atende até 5ª feira em Vera

Iniciaram nesta segunda-feira (19) e vai até quinta (22) os atendimentos da Carreta do Hospital do Amor, que está estacionada no pátio do PSF1, Sol Nascente.
Nesta terça-feira (20) a data será reservada especialmente para o atendimentos das mulheres que moram nos assentamentos, sítios e fazendas.
“As pessoas do interior às vezes ficam distantes dos atendimentos, por isso teremos um dia destinado somente a elas. Pedimos que as mulheres não deixem de fazer o acompanhamento. A gestão municipal tem investido muito em saúde. Hoje conseguimos fazer os procedimentos de exame de mamografia por aqui mesmo, antes às pacientes eram encaminhadas ou para Sinop ou Sorriso”, detalhou Ivania Totti Ferreira, Coordenadora da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, da secretaria de Saúde.
Conforme os protocolos, a faixa etária que o Ministério da Saúde está preconizando agora para mamografias é de idade dos 45 a 69 anos.
Para a coleta de CCO é a partir de 25 anos. Todos os exames já foram agendados.
A carreta ficará na cidade até quinta-feira (22). Está é a terceira vez que ela atende no município. Anteriormente foi em fevereiro deste ano.
A Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Saúde tem parceria com o Hospital do Amor.
O atendimento é para mulheres realizem exames de mamografia e do preventivo Papanicolau. O mamógrafo, aparelho no qual são realizados os exames de mamografia da Carreta do Hospital do Amor, custou cerca de R$ 1 milhão de reais, sendo um aparelho de última geração.
“Graças a Deus está diminuindo a nossa demanda, a fila de espera de mamografias e preventivos. E com esses atendimentos com a vinda da Carreta do Amor, estamos conseguindo detectar algo de forma precoce e assim já podemos realizar o tratamento. Na primeira vez que a Carreta atendeu em Vera, tivemos seis casos em que os exames foram alterados e já iniciamos os tratamentos. Esse diagnóstico precoce evita muitas complicações futuras e salva vidas”, comentou o secretário de Saúde, Waldir Alessandro Gabriel.
Nestes cinco dias, a sala de vacina estará aberta com atendimento das 7 às 17 sem fechar ao meio-dia, principalmente a vacina da campanha que é a VOP.
 

Fonte: Assessoria

Autor: Julio Tabile