Assim como aconteceu em Sinop, onde a então secretária de Saúde, Daniela Galhardo foi afastada de suas funções esta semana, em decorrência da Operação Cartão-Postal, em maio de 2022, o secretário de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, também foi afastado do comando da secretaria, em virtude de Operação Hígia, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO). O gestor da Pasta da Saúde da cidade vizinha [Sorriso] retornou às suas atividades em janeiro deste ano, após ter sua inocência provada.
À época, a operação em Sorriso investigava a existência de um suposto esquema de duplicação de notas fiscais em pagamentos de ordens judiciais. O montante apontado girava em cerca de R$ 3 milhões. A ação também apurava possível contratação de seis funcionários fantasmas pela secretaria de Saúde.
Marchioro foi afastado do cargo para promover mais transparência na apuração de todas as denúncias em questão, assim como aconteceu na gestão municipal de Sinop, com o afastamento da secretária de Saúde, Daniela Galhardo. Após a investigação do Ministério Público e CPI’s na Câmara Municipal, foi comprovada a inocência de Marchioro.
Em Sinop, até que as investigações sejam finalizadas, quem assumiu interinamente a pasta de Saúde foi o servidor de carreira, Robinson Martins.
Fonte: Redação MTFOCO