• Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024
  • 01:23h
18 de Janeiro de 2023

Chuva derruba pontes e deixa moradores ilhados

As fortes chuvas que atingem Peixoto de Azevedo (a 691 km de Cuiabá) há algumas semanas têm causado prejuízos à cidade. Nos últimos dias, estruturas de pontes não suportaram a força da água e cederam – por inteiro e parcialmente -, deixando moradores de comunidades rurais ilhados.

 

Segundo a prefeitura, centenas de famílias ficaram sem condições de sair de suas propriedades devido ao dano nas estradas. Nesta segunda-feira (16), o prefeito Maurício de Souza (PSD) decretou situação de emergência no município.

“Os eventos que vem ocorrendo, relacionados às intensas chuvas, ocasionando queda de pontes e bueiros e outras intercorrências oriundas deste fato, comprometendo o patrimônio público com danos e demasiado sacrifício da população local, especialmente a rural, com relevantes prejuízos econômicos e sociais”, escreveu.

 

Vídeos e imagens que circulam em redes sociais mostram pontes destruídas, estradas completamente enlameadas, e caminhões sendo resgatados para atravessar vias tomadas pela água e barro.

 

Em uma das filmagens, um homem mostra uma ponte quase submersa enquanto outro improvisa fios de arame na tentativa de segurar a armação de madeira. “Um amarrado em cima e outro embaixo da água, submerso, não dá para ver", explica.

 

“Pedir a Deus e torcer que essas enchentes não venham mais fortes e levem nossa ponte embora, porque daí seria realmente muito difícil para a população do lado de Matupá e de Peixoto também. Vamos fazer o que podemos fazer”, narra.

 

O vice-prefeito Gilmar dos Santos é quem tem acompanhado a equipe de pontes junto com o representante da Defesa Civil. Segundo a prefeitura, ambos os representantes têm buscado junto aos moradores a recuperação das pontes.

 

Ainda de acordo com o comunicado do executivo, a equipe da prefeitura de Peixoto segue trabalhando para a recuperação de todos os pontos danificados e posteriormente dar início a reestruturação de qualidade das pontes onde um material de concreto deverá ser usado para dar mais vida útil aos serviços realizados.

Fonte: gazetadigital

Autor: Rodrigo Costa Foto Reprodução