Com clima de deserto e temperatura acima dos 40º C, Cuiabá passa pela temporada da estiagem batendo recordes sucessivos de calor.
Neste cenário, que requer atenção redobrada com a hidratação, as altas registradas nos termômetros propiciam, inclusive, que ovo seja frito no asfalto.
O desafio de fritar ovo no asfalto, que já virou tema de diversos vídeos que circulam pelas redes sociais, foi testado pela equipe do portal na tarde desta quarta-feira (25). O resultado final revelou que, nas condições ideais, o objetivo pode ser alcançado em até 10 minutos.
Em uma frigideira, uma porção de óleo foi colocado e, após cerca de 20 minutos, o ovo foi depositado na panela. Em cerca de 10 minutos, com o sol das 14h30, foi possível fritar o ovo.
Apesar de não ficar com o aspecto comum de ovo frito no fogão, o experimento revelou que com o calor médio em um dia de sol ardente de Cuiabá é possível, sim, que as proteínas da clara passem pelo processo de desnaturação - tendo como resultado a fritura da receita.
Calorão sem fim
Com uma previsão de 41ºC nesta quarta-feira (25), mesma temperatura marcada no dia anterior, Mato Grosso está na onda de grande perigo - alerta vermelho - conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Instituto avisa sobre a onda de calor, em Mato Grosso, com grau de severidade. A situação de perigo iniciou no dia 20 passado e segue até esta quarta-feira, às 19h00.
Fonte: gazetadigital
Autor: Khayo Ribeiro Foto Gazeta Digital