Na última segunda-feira, dia 18 de novembro, foi lançado no Cine Teatro Cuiabá a exposição de fotografias e literatura “O PEN PELO PANTANAL”. O evento, que pode ser visitado gratuitamente por toda a sociedade, é organizado pelo PEN CLUBE DO BRASIL e de MT, através do trabalho dos escritores Elias Neto, Leni Zilioto, Maria de Lourdes Fanaia, Paulo Fanaia e Solange Fátima de Oliveira Cruz.
A exposição PEN PELO PANTANAL é composta por 14 painéis com imagens do Pantanal de Poconé. O projeto Fotográfico reúne paisagens do bioma e de sua gente e convida o espectador a fazer uma ligação da fotografia com a literatura, evocando em suas mentes as descrições poéticas e narrativas que poderiam acompanhar cada cenário. Levando os espectadores a imaginarem as histórias que esses ambientes podem contar, as emoções que despertam e as reflexões que podem surgir.
Os expositores deste ano são Leni Zilioto e Paulo Fanaia na FOTOGRAFIA; e Airton dos Reis Junior, Delasnieve Daspet, Edir Pina de Barros, Fred Henrique Gadonski, Leni Zilioto, Zeila Cecília da Conceição e Silva e Zita Eliney da Conceição na POESIA.
O evento de abertura da exposição contou com apresentações artísticas realizadas por membros do PEN Clube regional MT. O momento também uniu o conhecimento científico da palestra intitulada "Pantanal - Bioma em Perigo" de Francisco Machado ao texto sensibilizador “Pantanal - Uma planície acolhedora” de Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira.
A exposição reflete os anseios do PEN Clube Brasil, região Centro-Oeste, expressando o sentimento das confrarias e confrades de Mato Grosso, sobre a situação ambiental atual do Bioma e seu futuro. A Exposição pode ser visitada gratuitamente, até dia 25 de novembro, das 19 às 22hs, no Cine Teatro Cuiabá.
A EXPOSIÇÃO
Local: Cine Teatro Cuiabá
Data: De 18/11 a 25/11
Horário: das 19 às 22 horas
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
O PEN CLUBE
É uma associação mundial de escritores, com sede na Inglaterra e centro em sessenta países. Suas iniciais significam P – Poetas e Prosadores; E – Ensaístas e Escritores teatrais; N – Novelistas. Estas letras formam a palavra PEN, ou seja, em inglês pena de escrever. Seu fim principal é unir os escritores de todo o mundo para a defesa da cultura, da profissão de escritor, da liberdade de pensamento, da paz, das obras de arte, mesmo em caso de guerra, por meio da união dos povos, sem distinção de credos ou de raça, para a solução dos problemas internacionais. No Brasil o PEN Clube foi fundado há 14 anos e tem funcionado ininterruptamente, em sua sede própria no centro do Rio de Janeiro, com um auditório para conferencias e um palco para representações teatrais, nos quais se realizam sessões públicas de difusão cultural. Em Mato Grosso o jornalista e escritor Elias Neto representa a associação.
A AJEB
A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil é uma associação civil, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, apolítica, fundada em 8 de abril de 1970, na cidade de Curitiba, pela escritora Hellé Velloso Fernandes. Ela tem como objetivo incentivar a união de jornalistas e escritoras de todo o Brasil. A Coordenadoria de Mato Grosso é presidida por Leni Chiarello Ziliotto.
Leni Zilioto
Escritora, curadora de exposições, inovadora social e ativista cultural, tem compromisso com a promoção da literatura, das artes e da preservação ambiental. Com mais de 30 livros publicados, que vão desde poesia e prosa até literatura infantil e obras técnicas, bem como obras em coautoria e organização de coletâneas, nacionais e internacionais, a trajetória de Leni inclui mais de 100 prêmios e reconhecimentos, além de uma atuação ativa em várias associações literárias e culturais. Embaixadora Cultural da Paz pela Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes, Leni é a mente por trás do programa no Instagram “Café com Leni”, tendo conquistado em 2022 o título de Embaixadora Cultural e uma cadeira na Confederação Internacional do Livro.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Daniele Melhorança