Quantas você já ouviu: "Eu falo na cara mesmo, não tenho filtro.!" A exclamação é usada com frequência por pessoas que se dizem diretas e sinceras e em suas posições, mas desconsidera que determinado “tom” pode ofender ou magoar.
No entanto, é importante lembrar que ter uma atitude sincera e direta não significa ser desrespeitosa. Uma comunicação assertiva envolve expressar sua opinião e sentimentos de maneira clara e objetiva, ao mesmo tempo em que leva em consideração o outro e evita ofensas desnecessárias. É sempre importante lembrar que as palavras podem causar feridas profundas, e a empatia e a consideração com seu interlocutor é fundamental para construir relacionamento saudável e respeitoso.
No contexto da comunicação assertiva, é importante lembrar que a assertividade não tem a ver com estar com a “razão” e nem está relacionada com o conceito de certo ou errado. A assertividade, se resume, a expressar opiniões e posições de forma clara e respeitosa. Isso envolve ser capaz de ouvir e considerar outras perspectivas, e estar aberto a mudar de opinião se necessário.
A assertividade, pode ser desenvolvida e é uma habilidade valiosa na comunicação interpessoal. Com treino é possível ter a capacidade de expressar opiniões de maneira clara e direta sem agressividade ou passividade.
Para alcançar a assertividade é preciso desenvolver a “Comunicação Não Violenta”, que enfatiza a importância da empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro e tentar entender seus sentimentos e necessidades.
Desse modo, é possível estabelecer um diálogo respeitoso e construtivo, em que ambas as partes que dialogam possam se sentir ouvidas e respeitadas. Ou seja, uma abordagem que busca promover a conexão e o diálogo saudável, sem julgamentos ou críticas.
Ao utilizar a observação, sentimento, necessidade e pedido, e praticar a empatia, que são os pilares da CNV, é possível melhorar significativamente as habilidades de comunicação e relacionamentos interpessoais.
Além disso, uma comunicação assertiva promove conexão, possibilita a ligação emocional e a entender as perspectivas e necessidades de cada um. Isso pode levar a um ambiente mais colaborativo e harmonioso, onde as pessoas trabalham juntas para encontrar soluções para problemas comuns.
Na Vox2you, um dos nossos principais temas trabalhados é a importância da “Comunicação Assertiva e Não Violenta”, não só com os alunos no conteúdo de aprendizagem, mas também ambiente de trabalho.
Não é preciso ter uma fala perfeita, mas sim verdadeira, empática e sincera! Falar bem é criar laços e fazer vínculos com o outro!
Janice Cley, mentora de Comunicacão e Liderança, Palestrante e Diretora Teatral. Atualmente é facilitadora na Voz2you de Cuiabá.
Fonte: Assessoria
Autor: Janice Cley, mentora de Comunicacão