Vereadora Eliege Krul encaminhou a demanda junto ao deputado e ao TJ em 2021
Após articulação do deputado Dilmar Dal Bosco (UB) junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, os desembargadores aprovaram por unanimidade, nesta sexta-feira (9), a minuta de um projeto de lei municipal, de autoria da vereadora, Eliege Krul (UB), que propõe a criação de uma serventia extrajudicial no Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo. A minuta foi assinada pela desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, que foi relatora do processo.
Conforme a minuta, a iniciativa inclui, atribuições de tabelionato de notas e registro civil para atender mais de 1,5 mil moradores e região. Além disso, a vereadora alega que o distrito conta com empresas de grande porte, como mineradoras e agropecuárias. A decisão judicial proporcionou comodidade e economia para a população que precisa se deslocar 75 km até Peixoto de Azevedo para realizar atos notariais. “A criação de um Cartório no Distrito de União do Norte é muito importante. Não poderíamos deixar de atender o pedido da Vereadora Eliege Krul, que é moradora dessa localidade. Que fica 75 km de distância de Peixoto de Azevedo. Precisamos facilitar esse tipo de serventia aos que moram e dependem do Cartório e precisam se deslocar para a sede do município e resolver suas demandas. Quero aqui. Parabenizar ao desembargador Jose Zuquim e os demais desembargadores pelo acolhimento desta demanda e também, aos moradores do Distrito de União do Norte, que agora, não vão mais precisar se deslocar do Distrito até Peixoto de Azevedo”, finalizou Dilmar.
Diante da demanda, os desembargadores entraram num acordo de aprovar a minuta, uma vez que, a vereadora salientou que na sede do distrito, em Peixoto de Azevedo, há previsão de um cargo de Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, com funções cumulativas de Escrivão do Juízo de Paz e de Tabelião (art. 308 do COJE). “Fico muito feliz com a aprovação da criação do Cartório para União do Norte. Desde 2021 eu venho lutando por esta demanda e agora, uma alegria que toma conta, saber que, graças ao Deputado Dilmar Dal Bosco, os desembargadores acataram e confirmaram que o Cartório é viável econômica socialmente viável. Muito feliz com esta decisão e, em breve, teremos nosso Cartório aqui em União do Norte. Obrigado deputado Dilmar pela confiança no meu trabalho e pelo carinho que tem com União do Norte e com Peixoto de Azevedo”, concluiu Eliege.
Fonte: Assessoria
Autor: JUNIOR POYER Gabinete do deputado Dilmar DalBosco