Foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), a visita do presidente Lula (PT) a Mato Grosso para cumprir 3 agendas. Um dos compromissos será em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte), onde deve ser lançado mais um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Lula também deve visitar o Parque Nacional do Xingu e um assentamento na região de Campo Verde.
“Ele quer fazer três agendas em Mato Grosso. Uma estamos ajustando, e talvez na próxima sexta-feira ele [presidente Lula] já vá ao Parque Nacional do Xingu. Ele quer acompanhar de perto alguns programas que atendam àquela comunidade indígena tão importante de Mato Grosso, que está sofrendo — falta de estrada, não conseguem chegar alimentos, saúde... Então, ele quer, ali, pessoalmente, atender”, disse Fávaro em entrevista ao ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).
O ministro relatou que esteve reunido com o presidente Lula nessa segunda-feira (31). Ele disse que a segunda agenda do presidente em Mato Grosso está prevista para o município de Lucas do Rio Verde.
"Depois, ele vai a Lucas do Rio Verde lançar um campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde. Um sonho que há 17 anos buscávamos para Lucas do Rio Verde".
O presidente Lula também visitará o assentamento Santo Antônio da Fartura, na zona rural de Campo Verde, para lançar o programa Solo Vivo.
“Para o pequeno [produtor], nós temos o programa Solo Vivo. Fornecemos máquinas, equipamentos, calcário, fosfato, a custo zero. Fazemos dois, 3, 5, 10 hectares para cada pequeno produtor do assentamento ter um solo revigorado, pronto para plantar o que quiser. É um conjunto de ações, e o presidente Lula vai entrar ali no Assentamento Santo Antônio da Fartura com as associações”.
O ministro explicou ainda que a agenda no Parque Nacional do Xingu está prevista para a próxima sexta-feira, e as visitas do presidente Lula a Lucas do Rio Verde e ao Santo Antônio da Fartura devem ocorrer nos próximos dois meses.
Fonte: gazetadigital
Autor: DA REDAÇÃO