Um levantamento do site Congresso em Foco coloca Mato Grosso em terceiro lugar entre os Estados que mais votaram no presidente Jair Bolsonaro (sem partido, no primeiro turno das eleições de 2018, das maiores taxas de mortalidade por Covid-19.
O estudo compara a relação de votos do presidente naquele pleito com estatísticas oficiais de óbitos do Ministério da Saúde, considerando o total de mortes por 100 mil registradas até 6 de abril. O presidente, ao longo da pandemia, foi criticado por fazer declarações negacionistas, não usar máscara e incentivar o uso de medicamento sem eficácia comprovada.
De acordo com a publicação, Bolsonaro foi o mais votado nos 12 estados que lideram as estatísticas oficiais de óbitos do Ministério da Saúde.
O topo da lista é encabeçada por Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
Já nos sete dos oito Estados com os menores índices de mortes, o atual presidente perdeu a eleição. Nesse caso, a liderança é dos estados do Maranhão, da Bahia e de Alagoas.
Até o último domingo (18), Mato Grosso havia registrado 342.896 casos confirmados da Covid-19, sendo registrados 9.084 óbitos.
Nos primeiros quatro meses de 2021, o número de mortes por Covid-19 de Mato Grosso já ultrapassou o total registrado durante todo 2020.
Fonte: midianews
Autor: DA REDAÇÃO Foto Reuters