Atualizada às 8h37 - Ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, foi preso na manhã desta quinta-feira (19), em uma operação que apura fraudes na área da Saúde no município de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). A ação é fruto de uma investigação da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).
Além do Célio, o advogado Hugo Castilho, também foi preso. As informações são preliminares, já que os cumprimentos dos mandados estão em andamento.
Sabe-se, inicialmente, que as equipes estão em um escritório de advocacia em Cuiabá e no Instituto de Gestão de Políticas Públicas, além da casa de investigados em Sinop.
Reportagem do apurou que os investigadores estiveram na casa de um casal morador de Sinop e que apreendeu documentos, celulares e HDs.
Preso em fevereiro
Célio já tinha sido preso, em fevereiro deste ano, durante a Operação Hypnos, que desarticulou um esquema instalado na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) em 2021.
A investigação foi fruto de uma auditoria da Controladoria-Geral do Estado, que apontou indícios de desvio de dinheiro na ECSP. Depois disso, foram constatadas várias irregularidades em pagamentos, chegando ao montante de R$ 1 milhão.
Segundo a Deccor, tudo indica que o dinheiro foi desviado dos cofres da Saúde de Cuiabá e foi direcionado de forma indevida durante a pandemia da covid-19.
Fonte: gazetadigital
Autor: Yuri Ramires e Pablo Rodrigo Foto João Vieira