O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro (PSD), disse que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), criou confusão com “todo mundo” enquanto esteve no comando do Palácio do Planalto. O comentário do gestor foi a respeito das relações diplomáticas do Brasil com outros países, principalmente os que possuem fortes vínculos econômicos com o Brasil.
“O presidente Lula trabalhou muito para reestabelecer as boas relações diplomáticas mundo afora. O Brasil sempre foi tido contencioso e não tinha atrito com ninguém. Acabamos perdendo isso porque o ex-presidente criou confusão com a Argentina, Mercosul, não reconheceu o novo governo dos Estados Unidos, foi achar linda ou feia a esposa do presidente da França, entrou em atrito com a China, que é o nosso principal parceiro comercial”, disse em entrevista ao programa Tribuna (rádio Vila Real, 98.3 FM)
Em 2023, primeiro ano de seu 3º mandato como presidente, Lula passou 63 dias no exterior. O gestor afirmou que “estava reconstruindo a imagem do país”, enquanto opositores ao atual governo criticaram as viagens, afirmando que o petista “estava andando à toa”.
Fávaro saiu em defesa do chefe do Planalto. “Enquanto as pessoas achavam que o presidente Lula estava passeando, ele estava reconectando o Brasil com o mundo”, acrescentou.
Fonte: gazetadigital
Autor: Allan Mesquita Foto Reprodução