O reforço no efetivo da Perícia Oficial e Identificação Técnica – POLITEC Coordenadoria Regional de Sinop, foi anunciado no último dia 09, pelo Governo de Mato Grosso.
Dessa vez, foram convocados um total de quinze pessoas, sendo, dez para assumir o cargo de Papiloscopista e cinco de Técnico em Necropsia. Respeitando a ordem de classificação, os convocados devem comparecer na próxima sexta-feira (17.09), na Politec em Sinop, para escolher a Gerência Regional que pretendem atuar, podendo ser: Sinop, Sorriso, Alta Floresta ou Peixoto de Azevedo.
Com esta ação, o Governo dá um passo importante para amenizar o problema grave que é a falta de profissionais.
Para o vereador Célio Garcia (DEM), o momento é de entusiasmo, já que desde que assumiu o mandato, em janeiro deste ano, realiza essa cobrança ao governo e os deputados. “Mesmo antes de ser vereador, eu já acompanhava a situação de alguns aprovados, quando assumi a Câmara de Sinop, apresentei uma Indicação pedindo para que fosse feito as nomeações de todos os classificados. Temos mais de 50 pessoas que aguardam as nomeações. E estamos vendo, que aos poucos o governo está cumprindo e com responsabilidade chamando essas pessoas.” Destacou Célio.
Sinop é a quarta maior cidade do Estado de Mato Grosso, é responsável por 30 municípios da região norte e por isso, o anseio dessas nomeações. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o déficit passa dos 60% para esses cargos.
Célio enalteceu o trabalho do Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, e que teve uma contribuição importante nessa cobrança. “Quero destacar o empenho do Deputado Dilmar, desde 2018, vem pedindo as nomeações, ficamos felizes, e quem agradece na verdade é a população, precisamos de mais gente, vamos continuar na luta.” Concluiu o vereador.
Outra demanda que deve ser atendida, é a construção de uma nova sede da Politec de Sinop. A apresentação arquitetônica foi feita pelo diretor-geral da Politec, Rubens Sadão Okada.
A proposta é a construção de uma sede moderna, que reúna todos os serviços prestados pela instituição (criminalística, identificação técnica e medicina legal), e que proporcione um ambiente confortável para os servidores e à população. A nova unidade será situada no terreno ao lado na atual sede, localizada na Rua das Ipoméias, Setor Industrial Norte.
A expectativa é que a licitação ocorra ainda este ano. A Assembleia Legislativa viabilizou a destinação de R$ 4 milhões para o início das obras, por intermédio de emenda parlamentar do deputado estadual Dilmar Dal Bosco.
A Coordenadoria Regional de Sinop atende 34 municípios, com um total de 146.005 habitantes e possui atualmente 66 servidores lotados na unidade, entre peritos oficiais criminais e médicos legistas, papiloscopistas, técnicos em necrópsia, área meio e médicos legistas contratados.
Fonte: Assessoria
Autor: Fabricia Viêro