• Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024
  • 19:48h
15 de Julho de 2021

Mato Grosso vai receber 177 mil doses extras para vacinar moradores da fronteira Ministério da Saúde confirmou o envio de doses em até 48 horas

Mato Grosso vai receber 177 mil doses extras para vacinar moradores da fronteira Ministério da Saúde confirmou o envio de doses em até 48 horas

Pela primeira vez Mato Grosso vai receber doses extras de vacina contra a Covid-19. A confirmação é do Ministério da Saúde, que vai encaminhar 177.250 doses para imunização dos moradores de municípios que fazem fronteira com outros países, como anunciado pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante sua passagem por Cuiabá na sexta-feira passada (09/07).

Conforme o Governo Federal,  as doses extras são da AstraZeneca/Oxford, produzidas no Brasil pela Fiocruz e serão entregues em, no máximo, 48 horas.

Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), o público alvo das fronteiras de Mato Grosso é de um total de 101.899 pessoas, o restante das vacinas, 57.649 é para imunização de pessoas com idades entre 55 e 59 anos.

Além das doses extras, serão encaminhadas para Mato Grosso, 9,3 mil seringas 1ml sem agulha, 9,3 mil agulhas 22g e 27,3 mil seringas 3ml com agulhas.

O objetivo do Ministério da Saúde é reforçar a proteção nessas localidades para conter o avanço de possíveis variantes do vírus, como aconteceu em Mato Grosso, com a confirmação nessa segunda-feira (12/07), com a variante colombiana (B.1.621), detectada em duas pessoas da delegação colombiana de futebol que esteve em Cuiabá participando da Copa América, no mês passado. 

Além de Mato Grosso, os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia também vão receber doses a mais para vacinar os moradores das fronteiras, o que contempla 50% dessa população.

O Governo Federal informou que a estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado. No caso da vacina da Fiocruz, o intervalo é de 12 semanas.

escreva aqui a descrição, informação, etc

Fonte: capitalnoticia

Autor: ANDERSON HENTGES Foto:: Yves Herman -Reuters