O governador Mauro Mendes (União) confirmou a presença no encontro, que deve ocorrer na próxima terça-feira (29), no Senado Federal para discutir detalhes sobre a Reforma Tributaria.
O encontro foi convocado pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), com o objetivo de que os governadores das 27 unidades federativas falem aos parlamentares sobre suas demandas.
Mendes criticou o modo como será feito, pois apontou que há demandas diferentes para as regiões do País.
“Eu acho que uma reunião de um dia com 27 governadores é uma reunião figurativa", afirmou ele em conversa com a imprensa.
"Se quer debater com profundidade e qualidade que o tema merece, teria que ser reuniões divididas no mínimo por regiões”, acrescentou.
Eu acho que uma reunião de um dia com 27 governadores é uma reunião figurativa
O governador de Mato Grosso anunciou, ainda, que esteve em Brasília, quarta-feira (23) com os governadores de Goiás Ronaldo Caiado (União), do Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel (PSDB) e do Pará Helder Barbalho para tratar da reforma tributária.
“Todos nós sonhamos em ter um sistema mais simples e menos democrático. Entretanto, para fazer uma reforma tem que se levar em consideração diferentes fatores. Nesse momento o que esperamos e desejamos é que haja um aprofundamento e uma aderência do texto com a realidade dos Estados e municípios, do cidadão e do setor produtivo”, disse Mendes após o encontro.
Dentre os trabalhos para o melhoramento do texto da Reforma Tributária, Mendes atua para permanecer o Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação).
O fundo é um espécie de “imposto do agronegócios”, com previsão de arrecadar R$ 3 milhões em 2023.
Fonte: midianews
Autor: CÍNTIA BORGES E ENZO TRES DA REDAÇÃO Foto Mayke Toscano/Secom-MT