• Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024
  • 09:03h
29 de Agosto de 2021

Militares se mobilizam para ir às ruas no dia 7 de setembro

Militares se mobilizam para ir às ruas no dia 7 de setembro

Assim como em outros estados, oficiais e praças da Polícia Militar de Mato Grosso estão se organizando para participar
das manifestações pró-Bolsonaro que vão acontecer no próximo dia 7 de setembro e têm sido consideradas como ameaças à democracia. A movimentação dos policiais para o ato que acontecerá em todo país é admitida pelos presidentes das associações de classe, que garantem que eles estarão presentes ‘como cidadãos e não como força policial’.


“Os militares que estão na ativa, se forem participar, irão à paisana. Muitos policiais estão se manifestando de forma independente. A manifestação de 7 de setembro é de cunho pacífico como foram as anteriores. Não vejo motim em nenhum momento, é simplesmente patriotismo. As mobilizações são de cidadãos civis, não têm nada a ver com militares”, disse
a coronel da PM Rubia Fernanda, ex-candidata ao Senado em 2020 e que preside a Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof).

 

A preocupação quanto à participação dos militares se deu após divulgação de uma carta aberta da Associação Nacional dos Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil), afirmando que os PMs seguirão o Exército no caso de “defesa interna ou de ruptura institucional (estado de sítio ou de defesa)”. Em outros estados, policiais estariam combinando de comparecer à manifestação e falam em ‘exigir’ o poder, lutar contra o comunismo e cobrar a retirada dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de seus cargos.

 

Presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado (ACS/MT), sargento PM Laudicério Machado afirma que associação não vai reprimir os militares que se encontrarem em descanso laboral e se sentirem à vontade para participar do ato.

 

“Ato de manifestar o seu direito constitucional, principalmente porque irão exercer de maneira pacífica, coerente e dentro
da legalidade. No dia 7 de setembro irá acontecer uma grande manifestação em nível nacional. Eu, Laudicério, estarei de folga do meu serviço e estarei presente exercendo o meu direito”, disse.

Fonte: gazetadigital

Autor: Janaiara Soares Foto Otmar de Oliveira