• Domingo, 24 de Novembro de 2024
  • 14:05h
29 de Março de 2023

Oficina capacita mulheres a confeccionar doces derivados do chocolate em Vera

Oficina capacita mulheres a confeccionar doces derivados do chocolate em Vera

Um grupo de mulheres está aproveitando uma oficina de confecção de chocolates na Secretaria Municipal de Assistência Social para se especializar na confecção de doces a base de chocolate..
São duas turmas de 30 mulheres divididas em 15 cada, acompanhadas pela equipe técnica que desenvolve o  PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).
Confeccionar ovos de Páscoa, trufas e pé de moleque são algumas das delícias culinárias ensinadas a elas, pelas servidoras do CRAS.
“É uma interação, é um momento especial delas de aprender e a gente também. Possibilita mais a convivência e trabalho em grupo. Neste momento nós acabamos passando uma série de conhecimentos”, explicou a Assistente Social Roseneide de Araújo.
Aprender o processo acaba capacitando as senhoras a desenvolver o trabalho em casa, podendo até usar este meio como forma de negócio para trazer renda à família.
 Laiane Paulo tem três filhos e segundo ela, vai fazer muitos doces para eles.
“As minhas três crianças são apaixonadas por chocolate, então vou fazer pra eles e isso me ajudará a fazer doces, vender e conseguir uma renda extra. Acho muito importante a prefeitura oferecer isso à população. Pra mim foi muito importante e se tiver oportunidade, quero fazer outros cursos”, disse.
Já Edineia Rodrigues, dona de casa revela a alegria em poder estar em grupo e aprender algo a mais na cozinha.
“Eu vi mais uma oportunidade de aprendizado. Gostei muito de mexer com os chocolates. Foi muito legal”, completou.
Os ovos, trufas e pé de moleque feitos na oficina serão entregues para os idosos, crianças, adolescentes do Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos. 
“Esta oficina a gente realiza todos os anos, procuramos fazer no período de Páscoa para que as mulheres possam aprender e contribuir na renda familiar. Que elas possam repassar este conhecimento a outras amigas, vizinhas e parentes. Todas começaram e terminam com muita empolgação, isso é legal. Tudo que foi confeccionado tem um destino que são nossos idosos e crianças que receberão os doces”, argumentou a coordenadora do CRAS, Tânia Vaniski.
A oficina teve início no dia 20 de março com a primeira turma. A segunda turma começou nesta segunda-feira (27) e concluiu o curso na sexta (31).

Fonte: Assessoria

Autor: Julio Tabile