Um grupo de mulheres está aproveitando uma oficina de confecção de chocolates na Secretaria Municipal de Assistência Social para se especializar na confecção de doces a base de chocolate..
São duas turmas de 30 mulheres divididas em 15 cada, acompanhadas pela equipe técnica que desenvolve o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).
Confeccionar ovos de Páscoa, trufas e pé de moleque são algumas das delícias culinárias ensinadas a elas, pelas servidoras do CRAS.
“É uma interação, é um momento especial delas de aprender e a gente também. Possibilita mais a convivência e trabalho em grupo. Neste momento nós acabamos passando uma série de conhecimentos”, explicou a Assistente Social Roseneide de Araújo.
Aprender o processo acaba capacitando as senhoras a desenvolver o trabalho em casa, podendo até usar este meio como forma de negócio para trazer renda à família.
Laiane Paulo tem três filhos e segundo ela, vai fazer muitos doces para eles.
“As minhas três crianças são apaixonadas por chocolate, então vou fazer pra eles e isso me ajudará a fazer doces, vender e conseguir uma renda extra. Acho muito importante a prefeitura oferecer isso à população. Pra mim foi muito importante e se tiver oportunidade, quero fazer outros cursos”, disse.
Já Edineia Rodrigues, dona de casa revela a alegria em poder estar em grupo e aprender algo a mais na cozinha.
“Eu vi mais uma oportunidade de aprendizado. Gostei muito de mexer com os chocolates. Foi muito legal”, completou.
Os ovos, trufas e pé de moleque feitos na oficina serão entregues para os idosos, crianças, adolescentes do Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos.
“Esta oficina a gente realiza todos os anos, procuramos fazer no período de Páscoa para que as mulheres possam aprender e contribuir na renda familiar. Que elas possam repassar este conhecimento a outras amigas, vizinhas e parentes. Todas começaram e terminam com muita empolgação, isso é legal. Tudo que foi confeccionado tem um destino que são nossos idosos e crianças que receberão os doces”, argumentou a coordenadora do CRAS, Tânia Vaniski.
A oficina teve início no dia 20 de março com a primeira turma. A segunda turma começou nesta segunda-feira (27) e concluiu o curso na sexta (31).
Fonte: Assessoria
Autor: Julio Tabile