• Sábado, 23 de Novembro de 2024
  • 08:27h
16 de Fevereiro de 2024

Operação da PF combate esquema de fraudes em benefícios em MT

Operação da PF combate esquema de fraudes em benefícios em MT

A Polícia Federal (PF), em colaboração com a Caixa Econômica Federal (CEF), deflagrou nesta sexta-feira (16.02), a Operação Menecmas-2024 com o objetivo de desmantelar um esquema de fraudes em contas sociais beneficiárias, especialmente relacionadas ao Seguro Defeso. A ação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Cuiabá, Rondonópolis e Redenção (no Pará), expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal em Cuiabá.

 

A Operação Menecmas busca obter provas que reforcem os indícios de fraudes já existentes no inquérito policial, incluindo possíveis participações de servidores da CEF. As investigações tiveram início após a denúncia de um beneficiário do Seguro Defeso, que ao tentar sacar seu benefício, descobriu que terceiros já haviam efetuado os saques das parcelas.

O Projeto Tentáculos da Polícia Federal, em cooperação técnica com a Caixa desde 2008, foi fundamental nas investigações, centralizando os processos de contestação de fraudes em uma base única de dados, a Base Nacional de Fraudes Bancárias e Eletrônicas, permitindo uma análise mais eficaz dos casos.

O nome “MENECMAS” da operação deriva do termo latino que significa “sósias”, fazendo alusão às pessoas que se passam pelo titular do benefício ao cadastrar-se no CAIXA TEM e utilizam documentos falsos para realizar saques fraudulentos nas agências bancárias.

As condutas investigadas pelos envolvidos no esquema criminoso tipificam, em tese, os seguintes crimes: estelionato em continuidade delitiva, associação criminosa, além de outros previstos no Código Penal.

Fonte: pnbonline

Autor: Da Redação