Grupo de pescadores de Mato Grosso foi à Brasília protestar contra o projeto de lei (PL) que visa proibir o transporte de peixes no estado por 5 anos. Manifestantes se reuniram com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na tentativa de barrar o avanço da pauta.
"Não podemos ver nossos direitos ralo abaixo e ficar parados. Hoje, nós fazemos parte da luta, somos um povo de luta, e várias instituições estão nos apoiando. Então, queremos mostrar quem somos nós. No passado, a gente aquentava tudo calado. E, hoje, nós não aquentamos nada calados", disse Lourenço Pereira Leite, que faz parte da Rede.
Na manhã desta sexta-feira, militantes da pesca de diversos grupos se reuniram com a ministra Marina Silva contra o PL. Reunião contou com lideranças do Instituto Gaia, Comitê Popular do Rio Paraguai e Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal.
Conforme noticiado pela reportagem, PL foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso em caráter de urgência pelo governo. Aprovado em primeira votação, substitutivo do projeto é discutido na Casa de Leis.
Projeto foi denominado "Transporte Zero" e terá validade a partir do dia 1º de janeiro de 2024. O texto proíbe o transporte, armazenamento e comercialização do pescado pelos próximos 5 anos. Neste período, será permitida a modalidade pesque e solte, assim como a pesca de subsistência. Segundo o Executivo, o principal objetivo é combater a pesca predatória, mas pescadores apontam que a iniciativa irá acabar com a ofício dos pescadores no estado.
Fonte: gazetadigital
Autor: Khayo Ribeiro Foto Assessoria