O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, neste domingo (5/5) que deputados liberem emendas parlamentares para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul.
O chefe do Executivo esteve em Porto Alegre para acompanhar as ações do governo federal em prol do estado, que sofre com enchentes. Ao governador Eduardo Leite (PSDB), o presidente afirmou que a medida renderia “alguns milhões” para começar a reerguer a região.
“Eu sei que os deputados têm um monte de emenda aí. Se cada deputado liberar as emendas para o Rio Grande do Sul, serão alguns milhões que você [Eduardo Leite] terá, imediatamente, para poder começar a consertar o Rio Grande do Sul”, disse Lula.
Neste domingo, o chefe do Executivo, acompanhado de uma comitiva de ministros e outras autoridades, sobrevoou áreas tomadas pelas enchentes. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também participaram da agenda.
As chuvas no Rio Grande do Sul deixaram 75 mortos. A tragédia já afeta 334 municípios e um total de 780.725 pessoas. São 103 desaparecidos e 155 feridos. Segundo a Defesa Civil, há ainda 88.019 desalojados.
Fonte: j1agora