As obras de pavimentação dos 15,2 Km ligando a MT-225 até o assentamento Alto Celeste em Vera, já estão sendo preparados para receber a camada asfáltica. 10 km já estão com a base concluída, chegando até o rio Nandico onde será construída uma ponte de concreto no ano que vem. Por enquanto a passagem é feita na ponte antiga.
Nesta terça-feira (13), os primeiros quilômetros receberam a aplicação do CM-30 impermeabilizante.
O trecho corresponde à saída da MT-225 até a baixada da fazendo Rossato.
De acordo com o secretário de Obras de Vera, Edson Bormann a meta é aplicar o produto em cerca de 800 metros ao dia, já que são necessárias 72 horas para que ele seque, para então dar sequência com aplicação de cola e pedra brita.
“Seis meses após começar o trabalho de base, 10 quilômetros já estão prontos para receber o asfalto. Estamos seguindo o cronograma e queremos entregar estes 10 Km, quem sabe até mais, no dia 15 de outubro”, salientou.
Em abril de 2022, tiveram início as obras de pavimentação da Agro Estrada. O investimento ultrapassa os R$ 16,9 milhões, recursos bancados metade pelo município e o restante uma conquista junto ao Estado.
Todo trabalho de máquina e pessoal é da secretaria de Obras de Vera.
Conforme o secretário, o maquinário e o pessoal que trabalha na obra, é todo da prefeitura.
“Trabalhamos, articulamos com nossas lideranças e está aí mais esta grande obra para Vera. Até o início das chuvas queremos acelerar para ao menos 10 Km estar em condições de trafegabilidade. Vai ser mais comodidade para as cerca de 215 famílias no assentamento e mais as famílias que moram nas fazendas. Vai encurtar distância”, comemora o prefeito Moacir Giacomelli.
O produtor rural Jairo Rossato tem propriedade na região. Ele é um dos agricultores que ajudaram na obra, pagando parte do óleo diesel e se diz contente por esta benfeitora que a prefeitura de Vera está viabilizando.
“Vai ficar mais fácil agora sair da propriedade, em poucos metros já estamos no asfalto. Vai melhorar o escoamento da safra, e traz mais segurança pra nós, não terá mais poeira nem barro. Muito feliz em poder ajudar também, pagando o combustível”, salientou Rossato.
Além dos assentados, esta região tem inúmeras fazendas, além de granjas de criação de suínos. Com a pavimentação da estrada, as propriedades também terão maior valorização.
O projeto para a construção da ponte no Rio Nandico, que será feita no ano que vem, prevê o custo em torno de R$ 1.4 milhão.
Fonte: Assessoria
Autor: Fotos: Julio Tabile