Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o engenheiro Antônio Gabriel dos Santos, disse que, apesar dos esforços para a redução do número de acidente, com a instalação de radares, por exemplo, a principal causa de sinistros na Serra de São Vicente é a falta de revisão nos veículos. Por ser um trecho de descida, os freios são mais exigidos e um problema mecânico pode causar o acidente.
Santos foi entrevistado no programa Tribuna, da Rádio Vila Real, na manhã desta quarta-feira (10). Sobre os acidentes ele explicou que foram colocados radares no trecho, o que refletiu na diminuição semanal de ocorrências, porém isso “não resolve problemas mecânicos”.
“Na Serra de São Vicente, é bom dar uma explicação técnica, a descida, na verdade, não começa na serra, ela começa logo após o posto da PRF, que fica lá em cima, próximo à praça de pedágio, a partir dali os caminhões já começam a descer, visualmente é uma descida menos íngreme, mas é descida. Então os caminhões voltam carregados com alguma coisa, [...], ele força muito mais o freio numa descida, muitas vezes não fez revisão de freio. Quando chega no ápice da descida já estão com o freio muito quente, se tiver algum problema de freio a possibilidade de acontecer acidente é muito grande”.
Já sobre o problema da falta de iluminação do trecho da BR-163/364, próximo ao Campus São Vicente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), ele disse que deve ser resolvido pela Nova Rota, concessionária administrada pelo Governo do Estado que assumiu a administração da BR-163.
A iluminação deveria ter sido restabelecida pela antiga concessionária, mas em decorrência da questão financeira isso não ocorreu.
“Essa questão da iluminação do trecho de São Vicente, foi feito na época da duplicação, mas todo serviço de iluminação precisa de um responsável para pagar a conta de energia, na época foi passado para a Prefeitura de Campo Verde, a Prefeitura teve um desacordo e a iluminação ficou sem uma assunção. Aí houve roubo de cabos, transformador e ficou essa discussão da concessionária fazer o conserto dessa iluminação, mas devido à questão financeira isso nunca andava. Acredito que com essa nova concessão esse assunto seja resolvido”, disse.
Após os reparos, a Prefeitura de Campo Verde ficará responsável pela manutenção.
Fonte: gazetadigital
Autor: Vinicius Mendes FOTO Marcus Vaillant