O servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Gaspar Saturnino Rocha, 71, morreu em um acidente de carro na tarde de ontem segunda-feira (9). O veículo oficial em que viajava bateu contra duas carretas, próximo a Canarana (823 km a Leste).
Segundo informações, a batida ocorreu a cerca de 10 km do perímetro urbano. A caminhonete em que o servidor federal estava se chocou contra a primeira carreta, rodou na pista e foi atingida pelo segundo veículo de carga.
Todos os veículos pararam fora da pista e a caminhonete foi destruída. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao local o idoso já estava morto.
Foi preciso cortar a lataria da caminhonete para retirar o corpo das ferragens. Os ocupantes dos veículos de carga não tiveram ferimentos graves.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no local para realizar os procedimentos necessários. O acidente será apurado pela Polícia Civil da cidade.
Na manhã desta terça-feira (10) o governo de Mato Grosso emitiu nota de pesar pelo falecimento do servidor do Ibama.
“Quero ressaltar que ele deixou a sua marca no futuro pelo trabalho pelo meio ambiente de Mato Grosso. Pude ver de perto, em 2020, o trabalho desenvolvido com a soltura das tartarugas-da-amazônia que mantém toda a biodiversidade da Bacia do Rio Araguaia", disse a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.
Segundo a Sema, o servidor trabalhou por mais de 30 anos no Ibama. Em parceria com a Sema-MT, atuou à frente das ações para proteger e repovoar o Rio Araguaia com tartarugas-da-amazônia nos últimos 15 anos, por meio do projeto “Quelônios da Amazônia".
O sepultamento ocorre nesta terça, em Cuiabá.
Fonte: gazetadigital
Autor: Jessica Bachega Foto O Pioneiro