Todos os profissionais contribuíram com a pesquisa de avaliação do Great Place to Work
Pela primeira vez, a Sinop Energia, empresa que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, recebe o selo Great Place to Work (GPTW), que certifica as empresas que são consideradas, pelos seus próprios funcionários, como um "excelente lugar para se trabalhar". A pesquisa contou com a participação de 100% dos colaboradores, que atestaram o bom ambiente corporativo. Para estar apto a receber o selo GPTW, com validade de um ano, sete a cada 10 funcionários precisam avaliar a empresa de maneira favorável.
A certificação se dá através de um trabalho minucioso de escuta dos funcionários, com questionário que aborda vários aspectos do relacionamento no ambiente de trabalho (desenvolvimento, liderança, comunicação, reconhecimento, benefícios dentre tantos outros). A partir da percepção da equipe, a empresa recebe uma nota.
Ao todo, são 80 afirmativas, divididas em cinco diferentes dimensões que compõem a metodologia GPTW de Índice de Confiança (Trust Index): credibilidade; respeito; imparcialidade; orgulho; camaradagem. Desta forma, é possível saber se o colaborador considera o ambiente profissional confiável e se gosta da gestão, das pessoas com quem trabalha e admira o que faz.
“Estamos muito orgulhosos de termos conquistado esse reconhecimento. Para nós é valioso saber que nossos profissionais confiam na empresa e no trabalho que está sendo desenvolvido”, comenta Regiane Marquez, coordenadora de Recursos Humanos da Sinop Energia.
“A busca pela excelência em nossas atividades é continua. Por isso, a Gestão de Pessoas aqui desempenha esse papel estratégico, incluindo a oferta de políticas de benefícios competitivas e programas abrangentes de treinamento e desenvolvimento”, explica Sergio Aguiar, diretor administrativo e financeiro da Cia.
“Receber o selo GPTW é gratificante! Nos faz feliz ver que nossos colaboradores se sentem valorizados e se identificam com a política da Sinop Energia de investimento em bem-estar”, finaliza Ramon Carvalho, diretor-presidente da Sinop Energia.
A Sinop Energia e a Gestão Estratégica de Pessoas
Regiane Marquez explica que nos últimos anos a organização ajustou seu quadro de colaboradores de acordo com as necessidades operacionais e administrativas, adotando as melhores práticas de Recursos Humanos.
Destaca, ainda, várias iniciativas que promovem o bem-estar dos colaboradores, entre elas, o programa Saúde+ e programa de Saúde Mental, oferecendo suporte frequente e atividades voltadas para a saúde mental; ginástica laboral, para incentivar a prática de exercícios físicos durante o expediente; convênios para lazer e recreação, parcerias com o Curupy Aqua Park e a AABB; convênios para atividades físicas com opções de musculação, treino funcional, pilates e yoga; além de Gympass, ampliando as possibilidades de escolha para cuidados com a saúde física e o bem-estar.
A empresa oferece também um dia de home office por semana, além de flexibilidade no horário de entrada e saída. A Sinop Energia garante ainda o auxílio Alimentação/Refeição; adiantamento de retorno de férias; seguro saúde e odontológico; seguro de vida; auxílio medicamento; auxílio oftalmológico; auxílio educação continuada; auxílio creche e educação para filhos dos colaboradores.
Sobre a Great Place To Work
Com quase 30 anos de história, presença em 98 países, participação de mais de 10 mil empresas por ano, e mais de 12 milhões de funcionários ouvidos, a GPTW realiza desde a década de 80 pesquisas em busca de um mundo corporativo melhor. A metodologia, que dá origem às Melhores Empresas Para Trabalhar™, realiza um trabalho minucioso de escuta dos funcionários.
Para que uma empresa receba a certificação, além de contar com a amostra mínima de profissionais respondentes (que varia de acordo com o tamanho da empresa), sete a cada 10 precisam avaliar a empresa de forma favorável (mínimo de 70% no nível de satisfação ou no Índice de Confiança).
Nem todas as organizações que participam do processo ganham o selo no final. Isso acontece porque todas as corporações, sem exceção, precisam fazer melhorias. E não existe a possibilidade de comercialização de um selo, uma vez que a GPTW não tem fins lucrativos e o processo de aplicação da pesquisa é pago.
Com cerca de seis mil clientes e quase três mil empresas certificadas, a GPTW é responsável por manter o sigilo dos funcionários que respondem ao questionário e participam. Todas as companhias que aderem ao processo assinam um Termo de Compromisso, que assegura que elas não podem obrigar os funcionários a responderem a pesquisa; cobrar respostas; coagir ou ainda atrelar prêmios à participação.
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Brasil (51%) e Eletrobras (49%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento é capaz de gerar energia limpa e renovável para aproximadamente metade da população do estado de Mato Grosso.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Fernanda Misailidis