Nesta semana, a Sinop Energia recebeu a Embrapa Agrossilvipastoril (unidade Sinop) para o monitoramento do programa que realiza o plantio e restauração florestal da Área de Preservação Permanente (APP) no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop. Na visita, a Empresa constatou que, no último bimestre, as mudas apresentaram crescimento saudável, como esperado. O plano de trabalho prevê, entre outras ações, a elaboração do diagnóstico ambiental da área a ser recomposta observando ainda questões estéticas, de conservação dos solos, assim como a proteção à biodiversidade. Dessa forma, a Sinop Energia recebe ativamente o apoio da Embrapa para a recuperação de 3 mil hectares da Área de Preservação Permanente (APP).
André Vasques, gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, vê com entusiasmo o processo de cooperação técnica entre as empresas. “A contribuição da Embrapa é fundamental por diversas razões como, por exemplo, a qualidade técnica nos procedimentos a serem adotados. Ou seja, o alinhamento do método de restauração com especialistas. Além disso, as novas propostas técnicas e metodológicas chegam para garantir a eficiência da recuperação da vegetação de áreas no entorno do reservatório ”, explica Vasques.
O biólogo e pesquisador da Embrapa, Ingo Isernhagen, aponta outro diferencial deste trabalho conjunto: a possibilidade de avaliação do impacto das metodologias de restauração florestal praticamente em tempo real. “Nós, da Embrapa, ficamos interessados porque é um enorme campo de pesquisa. Estamos lidando com espécies que possuem ciclos de vinte anos, por exemplo. Realizamos o mapeamento e diagnóstico da ocupação do solo e desde então seguimos atuando efetivamente. A Sinop Energia proporcionou essa cooperação fortalecendo a pesquisa e a efetiva recuperação das áreas”, afirma Isernhagen.
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.
Fonte: Assessoria Da Sinop Energia
Autor: Thiago Lima