A Sinop Energia investe amplamente na preservação dos animais e do meio ambiente. No Dia Nacional de Defesa da Fauna celebrado nesta quarta-feira (22/9), a empresa comemora os resultados alcançados pelo programa de monitoramento constante da fauna terrestre no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, de propriedade da empresa. Com o objetivo de acompanhar e identificar o habitat de cada espécie típica da Floresta Amazônica, biólogos utilizam câmeras sensíveis ao movimento (CameraTrap) para conhecimento e preservação dos animais, contribuindo com o equilíbrio ambiental. Tatu-canastra, cachorro do mato, veado da Amazônia, jaguatirica, gavião pega-macaco e as raríssimas onças preta e parda são alguns dos flagrantes feitos pela companhia.
“O monitoramento tem como objetivo avaliar a fauna na área de influência direta da usina hidrelétrica e verificar quais áreas formam o que chamamos de ‘corredores de fauna’. Assim, minimizamos eventuais interferências e alterações que possam afetar os padrões ecológicos do espaço”, explica o Coordenador de Meio Biótico da UHE Sinop, Paulo Sado. “Os locais de observação contemplam todos os tipos de vegetação local - pasto, cerrado, mata de transição e Floresta Amazônica. Essa diversidade é refletida nas espécies encontradas e já registradas”, complementa.
No total, são instaladas 32 câmeras em oito módulos de amostragem. Cada módulo possui um transecto de aproximadamente 5 km de extensão e estão localizados nas margens do reservatório. Além dos flagrantes de espécies raras, os resultados da observação permitem a adequação da sinalização dos acessos à UHE Sinop, evitando atropelamentos à fauna, e auxiliam na segurança dos funcionários, alertando para a restrição de trânsito pedestre nos locais.
O trabalho de monitoramento é realizado há sete anos, sob a coordenação de biólogos responsáveis pela definição dos pontos exatos de instalação dos equipamentos, obtenção das imagens, análise e consolidação dos resultados. De 2014 a 2018, essa atividade foi desempenhada em parceria com Pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), através de um Convênio de Cooperação. Desde o início da operação do empreendimento, em 2019, os procedimentos estão a cargo da empresa Biota Projetos e Consultoria Ambiental, especializada em atividades desta natureza.
Os monitoramentos são trimestrais e resultam em relatórios com dados enviados a cada seis meses para a Secretaria de Meio Ambiente do estado do Mato Grosso (SEMA-MT) junto com parte do material coletado. O restante do material permanece nos arquivos da empresa. Segundo Sado, além dos relatos à SEMA, os relatórios podem ser acessados por estudantes e pesquisadores a partir de solicitação à companhia. Em breve, todo material poderá dar origem a um guia sobre a fauna local.
“A Sinop Energia já manifestou interesse em catalogar e reunir as imagens e os resultados das observações em um guia constando todas as espécies registradas e os detalhes de cada uma. Entendemos que o material é importante ferramenta para contribuir com o universo acadêmico e com a preservação da fauna local”, afirmou.
Fonte: Assessoria Sinop Energia
Autor: Thiago Soares de Lima