O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSD), defende ações sociais voltadas ao esporte e à cultura para diminuir criminalidade que atinge o município e afeta principalmente os jovens e adolescentes. A cidade ocupa a 6ª posição entre as mais violentas do país e começou o ano com crimes brutais, como a decapitação de homem essa semana.
Somente em dezembro de 2023, duas chacinas marcaram a cidade e deixaram 7 pessoas mortas. Fato que reafirma os dados publicados pelo Anuário de Segurança Pública publicado no ano passado, que classificou Sorriso como a 6° cidade mais violenta do Brasil.
Para mudar este cenário, o prefeito acredita que ações sociais possam salvar muitos jovens que são os mais afetados pelos crimes.
“Eu estou reforçando as atividades extracurriculares em nosso município. Entendo que essa é uma atribuição do prefeito, fazer com que a rede de proteção de crianças, jovens e adolescentes seja fortalecida, porque são os jovens que estão sendo mortos em nossa cidade”, esclareceu
Além do esporte, o prefeito busca ampliar o acesso à cultura desses adolescentes, aumentando de 3 mil para 5 mil vagas nas escolas de balé, flauta e música.
Já no quesito segurança, o prefeito disse que esteve com o coronel Alexandre Mendes, Comandante da Polícia Militar e pediu maior efetivo na cidade.
“Estive com o governo do Estado. Estive com o coronel Mendes, nós precisamos de mais efetivos para a Polícia Militar de Sorriso, as operações da cidade são de grande valia. Hoje nós estamos precisando de homens e mulheres para a PM de Sorriso”, disse em entrevista essa semana após evento no Palácio Paiaguás.
A Polícia Civil teve aumento de delegados de 2 para 4 na cidade no começo deste ano. A instituição também receberá novos escrivães e investigadores que auxiliarão nas investigações na cidade.
“Nós estamos enfrentando uma crise e espero no decorrer desse ano possamos realizar ações para contornar este quadro, porque toda vida e importante", disse.
Crimes
Somente nessa semana, dois jovens de 18 e 19 anos foram presos após confessarem ter matado o menor Paulo Henrique Oliveira Alves, 15. A dupla enterrou o corpo da vítima e publicado uma foto no Facebook.
Na terça-feira (18), o jovem Vitor Hugo Souza de Camargo, 19, foi morto a tiros por uma dupla que estava em uma motocicleta. Os suspeitos passaram atirando e fugiram na sequência.
Corpo de Eleandro Brandino, 27, foi encontrado enterrado em um terreno às margens da BR-163, no bairro Benjamin Raiser, em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), no começo da noite de quinta-feira (18).
Fonte: gazetadigital
Autor: Ana Júlia Santos e Vanessa Araujo Foto Reprodução/Facebook