• Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024
  • 20:21h
11 de Julho de 2022

Veja perfil dos 3 nomes cotados para disputa do TJMT

Veja perfil dos 3 nomes cotados para disputa do TJMT

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, apontou quais são os 3 nomes cotados para disputarem a presidência da Corte de Justiça mato-grossense no final deste ano.

 

Em entrevista à imprensa, recentemente, a presidente afirmou que os nomes dos desembargadores José Zuquim Nogueira, Luiz Ferreira da Silva e Clarice Claudino da Silva são discutidos para a sucederem no biênio 2023/2024.

 

"Temos já 3 nomes colocados, que são do desembargador Zuquim, do desembargador Luiz Ferreira e a desembargadora Clarice Claudino. Qualquer um dos 3 está perfeitamente aptos. Eu, enquanto presidente do processo eleitoral, não devo me imiscuir em candidaturas", apontou.

 

Questionada se há uma inclinação para que a próxima pessoa a ocupar o cargo seja também uma mulher, a desembargadora afirmou que não há qualquer tendência neste sentido e que o eleitorado feminino não vota em mulheres somente por votar.

 

"Então, as mulheres não votam em mulheres pelo simples fato de serem mulheres. Elas têm que dizer a que vieram", declarou a presidente.

 

A reportagem levantou algumas informações sobre o histórico de cada um dos 3 nomes citados pela presidente. Conheça o perfil dos desembargadores a seguir.

 

Otmar de Oliveira

José Zuquim desembargador

 

José Zuquim Nogueira

Natural da cidade paulista de Guaíra, José Zuquim Nogueira ingressou na magistratura no ano de 1985. Veio para Mato Grosso a pedido do pai e viveu os primeiros anos no estado na cidade de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).

 

Com uma história de quase 4 décadas na carreira, o desembargador começou na magistratura na Comarca de Porto dos Gaúchos.

 

Por conta de seu histórico serviço prestado, sobretudo o Juizado Volante Ambiental (Juvam), o magistrado foi empossado como presidente do Conselho dos Juizados Especiais, cargo que voltou a ocupar em 2019 sob nomeação do então presidente do TJMT, Carlos Alberto Alves da Rocha.

 

João Vieira

Luiz Ferreira desembargador

 

Luiz Ferreira da Silva

Formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso no ano de 1975, Luiz Ferreira da Silva ingressou no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça em 2008, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB.

 

Natural da cidade de Serra Verde, no Rio Grande do Norte, Luiz Ferreira foi secretário do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB entre 1998 e 2000. Já em 2001, assumiu o comando do Tribunal de Ética.

 

Otmar de Oliveira

Clarice Claudino desembargadora

 

Clarice Claudino da Silva

Clarice Claudino Ingressou na magistratura em 1988. Em sua carreira, atuou nas comarcas de Poconé, Sinop, Cáceres e Cuiabá.  Foi nomeada desembargadora em 2009.

 

Além disso, foi presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos entre 2011 e 2020.

 

Foi a terceira desembargadora eleita do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e proferiu a primeira sentença que autorizou retificação de nome de uma pessoa transexual do Brasil em 1997.

Fonte: gazetadigital

Autor: Khayo Ribeiro Foto Assessoria