O levantamento mostra ainda que, em fevereiro, Mato Grosso emplacou 6.356 novos veículos como um todo.
Em ritmo lento, Mato Grosso tem avançado novamente na venda de automóveis. Conforme dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), frente ao mês de janeiro, fevereiro deste ano fechou em alta de 17,09%, apesar do mês possuir menos dias úteis.
O levantamento mostra ainda que, em fevereiro, Mato Grosso emplacou 6.356 novos veículos como um todo, uma queda de 3,15% em relação a janeiro deste ano (6.563 unidades). Em relação a fevereiro de 2021, com 7.042 unidades, a queda em 2022 foi de 9,74%.
No segundo mês desse ano, a diminuição nas vendas no Estado foi maior entre os veículos pesados. O comércio de caminhões e ônibus caiu 23,02%. No segmento de implementos rodoviários, o recuo ficou em 10,85%. Também teve queda no segmento de motos (-18,95%). Além de automóveis, apenas comerciais leves apresentaram crescimento (10,39%).
Para o diretor-presidente da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo, o comportamento em Mato Grosso é muito semelhante ao que ocorre no Brasil. “A variação para baixo foi em função do menor número de dias úteis, apenas 19 dias”, explica.
A expectativa é que duas situações impactem positivamente o mercado. Está havendo retomada da produção e teve redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados incidente em veículos). O Decreto Federal nº 10.979, anunciado pelo Ministério da Economia, em 25 de fevereiro, promoveu uma redução de 18,5% na alíquota do imposto para a nova produção. Contudo, ainda não é possível fazer projeções para o ano, pois não é possível mensurar o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Fonte: pnbonline