Casos de violência contra animais que vão desde tortura até agressão praticados com uso de arma de fogo têm sido constantes em Mato Grosso. Os registros no estado já passam de 30 somente nos dois primeiros meses deste ano. E, neste cenário, especialistas afirmam que as ocorrências são minimizadas e que os agressores não são punidos da forma como prevê a lei de defesa dos animais.
Conforme dados do Observatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), em Janeiro e Fevereiro de 2023 foram contabilizados 35 casos de violência contra animais.
Do total, 7 casos envolveram atos de crueldade, 3 foram de abandono em propriedade alheia, 22 de maus-tratos foram praticados contra animais silvestres ou domesticados e em 3 houve morte dos bichos.
Já em 2022, casos de maus-tratos contra animais em Mato Grosso totalizaram 315 ocorrências conforme a Sesp. Desse total, 77 envolveram crueldade, 20 abandono em propriedades alheia, 162 foram praticados com animais domésticos ou silvestres e em 56 houve morte.
Um dos casos mais recentes registrados foi do ex-vereador de Jaciara, Adauto Inácio, que foi flagrado arrastando uma cadela com um fio no pescoço do animal enquanto conduzia seu veículo. Ex-parlamentar foi detido e solto no dia seguinte por determinação da Justiça.
Fonte: gazetadigital
Autor: Jolismar Bruno - Especial para o GD Foto João Vieira