• Sábado, 23 de Novembro de 2024
  • 04:23h
23 de Setembro de 2024

Mato Grosso teve 6 estupros de vulneráveis por dia em 6 meses

Mato Grosso  teve 6 estupros de vulneráveis por dia em 6 meses

Uma média de 6 menores foram estuprados por dia em Mato Grosso, no período de janeiro a julho de 2024, aponta dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Isso quer dizer que, em 6 meses, 1.120 ocorrências de estupros foram registradas nas delegacias de Mato Grosso.

 

O número já passa o de 2023, quando no mesmo período, o estado registrou 982 casos. Em entrevista  o delegado da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), Vitor Chab, explicou que o crime é uma "violência silenciosa" e que, na maioria dos casos, é praticado por pessoas do convívio pessoal e familiar. 

 

"Na maioria dos casos, os abusos acontecem dentro de casa, onde padrastos, tios e até mesmo os genitores abusam de menores. Porém, nesta semana houve um caso diferente aqui na delegacia, onde um professor de futebol cometeu vários abusos contra alunos adolescentes", disse. 

 

Nesse caso específico citado pelo delegado, o suspeito preso na madrugada de quarta-feira (18), no Aeroporto Marechal Rondon, também tinha um vínculo e convívio pessoal com as vítimas. Uma das vítimas, por exemplo, foi aluno dele dos 7 aos 17 anos. 

 

Após ser preso pela equipe da Deddica, ele confessou durante depoimento que teve relação sexual com dois meninos, sendo que um deles tinha 17 anos na época, o suspeito ainda chegou a tatuar em seu peito o rosto de um deles.

 

"Durante depoimento, ele não quis ficar em silêncio. Confessou espontaneamente o abuso contra dois adolescentes, pediu para ficar isolado, pois está com medo de ser morto. Ele demonstra arrependimento, mas, ao mesmo tempo, é frio. É uma pessoa que não pode estar no convívio com a sociedade, se não, vai continuar cometendo esses abusos", pontuou o delegado.

 

A última denúncia contra o professor foi feita no começo do mês, dessa vez, a vítima é um menor de 15 anos. Ao todo, 4 vítimas já foram identificadas. A equipe da Deddica apreendeu o celular do investigado e pediu a quebra de sigilo telefônico.

 

 

Violência sexual contra criança e adolescente é crime. O Código Penal Brasileiro tipifica o crime de estupro de vulnerável, considerado a prática sexual com penetração sexual ou qualquer ato libidinoso.

 

Denuncie

O delegado Vitor Chab fez um alerta para que pais e responsáveis, pediu para que eles fiquem atentos ao comportamento das crianças e de adolescentes, principalmente quando ficarem na responsabilidade de 'pessoas estranhas'. 

 

"Pais e mães precisam verificar os comportamentos de seus filhos, especialmente quando estão longe e/ou até em viagem sem eles. É preciso policiar, qualquer atitude suspeita a delegacia deve ser procurada". 

Fonte: gazetadigital

Autor: Vithoria Sampaio Foto Reprodução