Policiais militares da Patrulha Rural de Rondonópolis realizaram visita a uma fábrica de fertilizantes e passaram por uma capacitação sobre os procedimentos de identificação, transporte e acondicionamento de fertilizantes, na última semana.
Os conhecimentos adquiridos serão empregados em ações de policiamento combatendo os crimes de roubo, furto e adulteração de fertilizantes.
Na visita, realizada na última quarta-feira, os policiais conheceram as diferenças entre os produtos originais e falsificados, além de terem noção de quais produtos são utilizados para a falsificação dos produtos e de que modo é realizado, além de conhecimentos sobre as notas fiscais dos carregamentos.
Segundo o comandante do 5º Batalhão da PM, em Rondonópolis, tenente-coronel Gleber Candido Moreno, a capacitação é importante para evitar ações de quadrilhas especializadas neste tipo de adulteração de carga, em um momento onde o valor dos fertilizantes está em alta.
“Com o apoio da fábrica, a Polícia Militar está estreitando laços e aprendendo a conhecer o material para ajudar a periciar o produto, para quando uma equipe se deparar com um carregamento de carga de fertilizante saber apurar a procedência da carga”, afirmou o comandante.
Em 2022 foram registradas 12 ocorrências dos tipos de crime de desvio e adulteração de cargas, na região de Rondonópolis, número menor que o registrado no mesmo período do ano passado, com 19 registros, o trabalho preventivo visa diminuir ainda mais os índices criminais.
Ainda de acordo com o tenente-coronel Candido, a capacitação será ampliada para outras equipes policiais de Mato Grosso, para que os conhecimentos sejam multiplicados e que estes tipos de crime possam ser frustrados pela Polícia Militar.
Fonte: kb2noticias
Autor: KB2 NOTÍCIAS