Com um currículo extenso na política e recheado de polêmicas, o ex-deputado federal Pedro Henry foi exonerado da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), onde exercia a função de médico legista. A exoneração feita pelo governador Mauro Mendes (DEM) ocorreu na sexta-feira (16) atendendo ao pedido do próprio servidor.
Henry foi condenado em dezembro de 2012 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 7 anos e 2 meses de prisão. Uma multa de cerca de R$ 930 mil foi estipulada.
A Justiça permitiu que ele pagasse o valor em 24 parcelas, porém apenas uma foi quitada. O ex-deputado ficou preso em 2013, no presídio da Papuda e foi colocado em liberdade condicional no ano seguinte.
Na época em que era deputado federal, Pedro foi acusado e condenado em diversos crimes, entre eles corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do Mensalão em meados de 2014.
Em sua carreira política, Pedro Henry já foi vice-prefeito de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), presidente da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat), além de ter sido secretário de Saúde na gestão do ex-governador Silval Barbosa (sem partido).
Fonte: gazetadigital
Autor: Fernando Soares, especial para o GD Foto: Luiz Cruvinel/Câmara dos Deputados