Presidente do PDT em Mato Grosso, o deputado estadual Allan Kardec disse estar confiante na pré-candidatura do ex-governador Ciro Gomes (PDT) à presidência da República.
Para Kardec, uma candidatura à terceira via, almejada por opositores de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), converge para o nome de Ciro Gomes.
“Eu não tenho dúvida que hoje, para Mato Grosso, a opção do Ciro Gomes ele é interessante. Porque se o político disser que é 100% Bolsonaro, irá perder votos, e se falar que é 100% Lula, perderá todos os votos do Bolsonaro”, afirmou o deputado em entrevista à TV Vila Real na segunda-feira (14).
“A famosa terceira via está se convergindo no Ciro Gomes, que tem uma pegada progressista, de centro-esquerda, mas que tem experiência de sobra e tem condições de ser defendido em Mato Grosso com tranquilidade para aqueles que não estão nem de um lado, nem de outro e querem mudança”, acrescentou.
No cenário pré-eleitoral, Ciro e o juiz Sérgio Moro (Podemos) alcançam o mesmo público e podem dividir votos para nas eleições de outubro. Isso porque, ambos são críticos ferrenhos de Bolsonaro e Lula. Ciro, por sua vez, ataca também Moro o chamando de “estagiário”.
Kardec garantiu que os perfis não são paralelos, e disse que pelo histórico de Moro, não deve ser candidato sequer para deputado estadual. Hoje, Moro se declara pré-candidato à presidência da República pelo Podemos.
“O brasileiro fará a distinção de quem tem experiência comprovada, tirando um município pobre como Fortaleza (CE) e colocando em destaque mundial com relação a educação, de um juiz de primeira instância que se acertou com o judiciário para tirar o Lula de uma eleição”, disse Kardec.
“Depois, Moro foi ser ministro do Bolsonaro, pagando um recibo. Ele rompe com Bolsonaro, vai embora para os Estados Unidos, ajudar a gerir as empresas que faliram [na Lava Jato]. Está claro, Moro não deve emplacar nem para deputado estadual no Paraná”, afirmou.
Articulação nacional
Agora, o PDT Nacional está em busca de uma frente para dar sustentação à candidatura de Ciro. Kardec apontou que o ex-governador do Ceará chegou a fazer 12,47% de votos válidos nas eleições de 2018, ficando em terceiro lugar.
“Se a gente fizer uma pesquisa simples: Bolsonaro, Lula ou nenhum dos dois. Nenhum dos dois vai ganhar, isso é indiscutível. Só que quando você coloca várias opções, isso se perde. Então, a gente esta na estratégia pedetista em nível nacional: trabalho de ampliação de base política”.
“Nosso trabalho é de convencimento no Sudeste e Nordeste para trazer mais dois ou três partidos e ampliar o tempo de TV e o tempo de diálogo com a sociedade”, completou.
Fonte: midianews
Autor: CÍNTIA BORGES DA REDAÇÃO FOTO Fablicio Rodrigues/ALMT