O governador Mauro Mendes (DEM) decidiu não enviar, nesta segunda-feira (22), o projeto de lei que prevê antecipação de feriados em todo o Estado, com o objetivo de tentar frear o avanço da Covid-19, em uma espécie de 'lockdown branco'. Segundo o apurado pela reportagem, ele decidiu ouvir todos os parlamentares, que foram convocados ao Palácio Paiaguás para uma reunião de emergência. Existe uma pressão dos municípios do interior, onde a pandemia está mais controlada e praticamente não há casos.
A reunião com os deputados foi marcada para as 16 horas, com o intuito de debater a proposta e de que forma se dará esta antecipação, caso ela aconteça.
Especula-se que vários prefeitos do interior não tem aprovado a ideia de restringir ainda mais as medidas e antecipar seus feriados. Alguns deles também pensam que a medida somente servirá para provocar mais aglomerações, já que as pessoas não estarão trabalhando e poderão fazer festas.
Mesmo assim, a sessão desta segunda-feira (22) foi mantida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi. Serão votados o auxílio emergencial, ajuda aos bares e comércio de Mato Grosso, através do Desenvolve MT e a suspensão do corte de energia por três meses.
Antecipação de feriados
A proposta foi apresentada pelo governador do Estado ao setor comercial na última sexta-feira (19), e deveria ser votada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira.
Caso seja aprovada, serão decretados feriados do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta da próxima semana), e também nos dias 1 e 2 de abril (quinta e sexta) da semana posterior.
O deputado Max Russi, presidente da AL, vê a situação como um medida urgente e importante que precisa ser tomada.
Fonte: olhardireto
Autor: Wesley Santiago/Max Aguiar Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto