• Domingo, 24 de Novembro de 2024
  • 15:42h
24 de Julho de 2024

Lúdio declara apoio à Janaina para a primeira-secretaria da AL

Lúdio declara apoio à Janaina para a primeira-secretaria da AL

Em meio à tensão envolvendo a disputa pela primeira-secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual, Lúdio Cabral (PT) declarou apoio à deputada Janaina Riva (MDB) para o cargo. Com isso a parlamentar alcança 15 assinaturas em apoio.  

 

“É uma decisão partidária e de bancada. Eu o deputado Valdir Barranco já tínhamos fechado apoio ao nome do deputado Max Russi (PSB) para presidente, e agora eu também dou meu para Janaina”, disse Lúdio.  

 

Segundo o petista, mesmo tendo divergências em várias pautas com a deputada, ele reconhece a sua trajetória dentro do parlamento em busca de espaço. “A Janaina já pleiteia esse espaço há muito tempo. Acredito que ela tem experiência para ocupar este importante espaço. É a única mulher na Assembleia e merece estar ocupando espaço de Poder”, completou.

A declaração pública de Lúdio ocorre no momento em que o governo Mauro Mendes (União) escancarou sua intenção de interferir na disputa, indicando outro nome para o cargo.   Após a indicação dos deputados Beto 2 a 1 (União) e Dilmar Dal Bosco (União), o Palácio apresentou o nome do deputado Carlos Avallone (PSDB), alegando que o tucano seria mais independente por ser de outro partido.  

 

Nos últimos dias o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União) tem conversado individualmente com deputados da base com a intenção de demovê-los do apoio à Janaina Riva.  Um dos principais argumentos é de que a eleição dela para a Mesa Diretora significaria o retorno da ‘Era Riva’, em menção ao pai da parlamentar, José Geraldo Riva, que comandou por 20 anos o Parlamento e confessou o pagamento de mensalinho para vários deputados.  

 

Apesar do discurso, os deputados tem mantido apoio à parlamentar. O  conversou com vários deputado na condição de anonimato.

 

“Existe um sentimento muito forte entre nós de independência. O governo está interferindo em um assunto interno. E isso nós não estamos aceitando”, disse um dos apoiadores de Janaina que pertence à base governista.  

 

Já outro parlamentar afirmou que não voltará atrás ao seu apoio, já que um recuo significaria que não cumpre acordo. “Na política palavra é tudo. Manter a palavra é fundamental para um político. E eu não vou voltar atrás do que prometi. Dei minha palavra a Janaina e vou até o fim”, disse outro deputado.

Fonte: gazetadigital

Autor: Pablo Rodrigo Foto Marcos Lopes