O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que já tentou contato com diversos laboratórios para viabilizar a compra da vacina contra a Covid-19 para Mato Grosso, de forma independente. O resultado da peregrinação, porém, tem sido frustrante.
Entre os laboratários contactados, está a farmacêutica União Química, que está produzindo a vacina russa Sputnik.
O governador ainda garantiu que conversou com as embaixadas chinesa, para viabilizar imunizantes dos laboratórios Sinovac e Sinopharm, e a indiana para tentar adquirir doses da AstraZeneca.
“Falei com a embaixada da China, da Sinovac e Sinopharm. Estamos tentando contato com União Química, para ter a Sputinik, já tentamos contato através do embaixador da Índia para a Astrazeneca. E até agora não conseguimos nada positivo, mas se surgir, se for algo concreto e relevante, no outro dia o Governo tem o dinheiro para pagar”, afirmou o governador.
Mendes garantiu que há dinheiro em caixa para comprar cerca de 1,5 milhão de doses para imunização dos mato-grossenses.
No entanto, está com dificuldade em viabilizar o diálogo com os laboratórios.
“Nós temos no orçamento, temos no caixa. Mas digo com tranquilidade que se o Estado de Mato Grosso encontrar a oportunidade de comprar, e eu estou tentando de todas as formas, nós temos recurso sim, no caixa e à vista, para comprarmos 1,5 milhão de doses para disponibilizar para a população”.
“Até agora já falamos com quase todos que conseguimos contato, nenhuma resposta positiva. O Mundo inteiro deve estar correndo atrás. A única resposta formal que tive foi da Pfizer”, disse Mendes.
A Pfizer negou a venda de vacinas aos governos dos estados logo no fim do ano passado. Em entrevista à época, o governador relatou que a resposta da farmacêutica foi que só abre diálogo com a União.
Fonte: midianews
Autor: CÍNTIA BORGES DA REDAÇÃO Foto Secom-MT