A líder bolsonarista no Nortão, Rosana Martinelli (PL), entrevistada nesta segunda-feira (31.03), na Rádio Cultura, por Antero Paes de Barros e Michely Figueiredo, confirmou que o senador Wellington Fagundes (PL) é candidatíssimo ao governo na sucessão de Mauro Mendes (União). Wellington será o candidato da extrema-direita bolsonarista.
Ex-prefeita de Sinop e primeira suplente de Wellington, a bolsonarista Rosana anunciou por sua vez que é pré-candidata à Câmara dos Deputados em 2026. Ela fez questão de revelar também quais os dois candidatos a Senador que irá apoiar: José Medeiros (PL) e a deputada estadual Janaína Riva (MDB).
Questionada sobre as articulações entre o PL e União para a formação de uma dobradinha de José Medeiros e Mauro Mendes como os dois candidatos ao Senado, Rosana Martinelli, disse que o seu partido, o PL, irá liberar os filiados para escolher o segundo voto de Senador. O apoio dos bolsonaristas só está fechado com o deputado José Medeiros, mas o segundo voto não está automaticamente garantido para Mauro Mendes numa aliança entre PL e União.
“Eu me identifico com a Janaína e acho que ela será uma grande senadora”, afirmou a ex-prefeita de Sinop. Ela é a segunda bolsonarista em menos de uma semana que diz publicamente que não irá pedir votos para Mauro Mendes. Na semana passada, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) anunciou que apoiará o colega José Medeiros, mas não apoiará Mauro Mendes. Ele defende a candidatura ao Senado do ex-presidente da Aprosoja, o empresário rural Antonio Galvan.
Mauro Mendes é um candidato forte ao Senado, mas o quadro hoje é de um clima instável entre a direita e a extrema-direita. O chamado bolsonarismo raiz torce o nariz para Mauro. A candidatura de Wellington ao governo vai turbinar a campanha de Janaína Riva ao Senado, sua aliada política e sua nora, a adversária direta do governador.
Para Mauro Mendes, quanto mais candidatos ao Senado melhor, segundo avaliou uma fonte próxima ao governador que conversou com o PNB Online. “Quanto mais candidatos, melhor, representa mais chance do Mauro se destacar com suas entregas e resultados acumulados em oito anos de governo. Se a eleição afunilar entre os três, Medeiros, Mauro e Janaína, será uma disputa pesada”, ressaltou.
O campo da direita e extrema-direita, é fato, tem um leque variado de candidatos a candidatos hoje às duas vagas de Senador da República: Mauro Mendes, José Medeiros, Janaína Riva e, correndo por fora, Antonio Galvan e Odilio Balbinotti Filho.
No campo da esquerda e do centro os nomes citados são o do senador Carlos Fávaro (PSD), ministro da Agricultura do governo Lula (PT), candidato à reeleição, e do ex-governador Pedro Taques. Na real, a oposição ao governo Mauro Mendes, de toda sorte, continua no mesmo ritmo de sempre, devagar quase parando.
Fonte: gazetadigital