• Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024
  • 12:56h
27 de Setembro de 2022

264 pacientes fizeram exames durante atendimento da Carreta do Hospital do Amor em Vera

264 pacientes fizeram exames durante atendimento da Carreta do Hospital do Amor em Vera

Em três dias estacionada no pátio do PSF1, Sol Nascente, foram feitos 148 exames de mamografias, 116 de preventivos, totalizando 264 atendimentos.
A carreta do Hospital do Amor esteve em Vera na semana passada, esta é a terceira vez que o município recebe o atendimento.
A anterior tinha sido em fevereiro deste ano.
A Prefeitura de Vera através da Secretaria de Saúde tem parceria com o Hospital do Amor.
“Facilita muito o trabalho para a secretaria de Saúde, como também para as pacientes. Nestas três vindas da carreta, já realizamos mais de 300 exames de mamografias. Fator importante para quem busca este tipo de exame preventivo e de tratamento”, explicou a enfermeira Ivânia Totti Ferreira, coordenadora da Atenção Básica de Saúde.
“Os atendimentos foram pré-agendados e a carreta atendeu exames de Mamografia e do preventivo Papanicolau.
Dona Francisca Lima Ferreira já havia feito o exame de mamografia em fevereiro. O resultado apresentou alteração e agora, ela voltou para fazer outro, de contra prova.
“Estou com dois miomas e vim fazer a contraprova para ver se estabilizaram ou cresceram. É importante ter este meio de ajuda para identificar e se for o caso, tratar”, comentou Francisca.
Os exames realizados em Vera, seguem para análise em São Paulo e Sinop.
“Os preventivos são encaminhados para Barretos, ao Hospital do Câncer, para serem analisados, depois retornam os laudos para a secretaria de Saúde, num período de 70 dias. Os de mamografia são encaminhados a Sinop, onde passam pelo mastologista, retornando ao município em 45 dias”, explicou a enfermeira responsável pela carreta, Priscila de Lima Silva.
O hospital do Amor mesmo faz o contato e a busca das pacientes que tiverem alguma alteração, para refazer os exames mais complexos para dar sequência ao tratamento, então é um apoio muito grande.
“Com os exames preventivos, está diminuindo a demanda no município e também a fila de espera de mamografias e preventivos”, finalizou Ivânia.

Fonte: Assessoria

Autor: Julio Tabile