• Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2024
  • 00:03h
26 de Janeiro de 2021

802 pessoas já foram vacinadas em Sinop

802 pessoas já foram vacinadas em Sinop

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Sinop passará a contar com o imunizante AstraZeneca/Oxford. O lote dessa vacina chegou na tarde desta terça-feira (26) no aeroporto municipal João Batista Figueiredo.

Para Sinop, serão 145 frascos (com média de 10 doses cada) da vacina produzida pela Fiocruz em parceria com a Universidade de Oxford, o que equivale a 1.450 doses. 

Foram encaminhados também 66 frascos (10 doses cada) da CoronaVac, da farmacêutica SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, atingindo cerca de 660 doses. Os dois imunizantes são de aplicação em duas doses e o lote, que deve ser disponibilizado à Secretaria Municipal de Saúde a partir de amanhã (27), corresponde apenas a primeira.

Conforme a coordenadora de Imunização e Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Sirlei Rodrigues, a vacinação continuará atendendo os trabalhadores da área da saúde (incluindo profissionais da saúde, de apoio, cuidadores, entre outros), seguindo a orientação da Gerência de Imunização do Estado e do Ministério da Saúde. Ao todo, são cerca de 5,1 mil profissionais no município, segundo levantamento do Governo Estadual. Destes, aproximadamente mil estão diretamente na linha de frente ao combate à doença.

Sirlei reforça que não será possível fazer a escolha da vacina na hora da aplicação, considerando que a aplicação seguirá a ordem de abertura e vencimento dos imunizantes. Tanto CoronaVac quanto AstraZeneca/Oxford são de aplicação em duas doses, no entanto, para o primeiro (CoronaVac), o intervalo de vacinação é de 14 a 28 dias e, para o segundo (AstraZeneca), de até 12 semanas.

O lançamento oficial da vacinação ocorreu na quinta-feira (21), na Prefeitura de Sinop, quando foram enviadas 1.834 doses da CoronaVac (1 de 2) para atender o grupo preconizado pelo Ministério da Saúde.

QUANTAS PESSOAS JÁ FORAM VACINADAS?

Até ontem (25), 802 pessoas haviam recebido a primeira dose. Do total, 736 são profissionais da área da saúde (Unidades Básicas, hospitais públicos e privados, UPA e instituições de acolhimento de idosos) e, outros 66, a idosos institucionalizados.

Nesta terça-feira (26), é dada continuidade na vacinação dos profissionais que atuam diretamente na linha de frente ao combate a Covid-19 em hospitais, com as doses recebidas anteriormente.

Após as doses aplicadas, os frascos do imunizante são recolhidos pelas equipes e retornam para a Secretaria, que é a responsável pelo devido descarte, seguindo todas as normas exigidas. Todos os vacinados são devidamente identificados e tem uma ficha cadastral preenchida individualmente. Os dados são informados ao sistema do Ministério. O Governo do Estado segue acompanhando o processo de maneira indireta.

Fonte: gcnoticias

Autor: Redação com assessoria