• Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025
  • 23:59h
08 de Dezembro de 2024

Acupuntura pode ser feita por fisioterapeutas especialistas

Acupuntura pode ser feita por fisioterapeutas especialistas

A acupuntura é considerada uma técnica auxiliar na fisioterapia, desde que seja executada por profissionais competentes e habilitados. A técnica pode ser empregada em pessoas de todas as idades, desde o recém-nascido até os mais velhos. Desde que seja conduzida por um especialista devidamente autorizado.

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) autoriza a prática da acupuntura por fisioterapeutas, desde que sejam graduados em Fisioterapia e que tenham curso de especialização em Acupuntura e estejam inscritos no CREFITO.

 conversou com Carla M. G. Tibaldi, fisioterapeuta especializada em Acupuntura Tradicional Chinesa, Neurologia Funcional Pediátrica e Adulta, além de ser instrutora de Pilates Terapêutico.  

 

Conforme a especialista, a Lei do Consumidor é explícita ao determinar que os serviços de saúde, incluindo fisioterapia e acupuntura, devem ser prestados por profissionais qualificados autorizados. E que a lei estabelece que a fisioterapia é uma profissão autônoma e reconhece a acupuntura como uma técnica complementar.

 

"É importante verificar os requisitos específicos do CFM e CREFITO, pois podem variar. E é fundamental escolher cursos e instituições de ensino reconhecidas e credenciadas" esclarece.

 

Ela afirma ainda que, com uma abordagem holística, essa técnica tradicional chinesa vem desenvolvendo e demonstrando eficácia na melhoria e na qualidade de vida da população que são orientadas a fazer a acupuntura, e, além disso, alivia os sintomas e ajuda a prevenir doenças.

 

A profissional diz ainda que as Vantagens do tratamento através da técnica ajuda muito a Saúde Mental e que oferece inúmeros benefícios na redução do estresse, ansiedade e na melhoria do humor e combate à depressão e ajuda no tratamento de transtornos de sono promoção do relaxamento, bem-estar e vantagens para a saúde física.

 

Além disso, a acupuntura também é benéfica para físicos significativos. Alívio de dores crônicas e inflamações, melhora da circulação sanguínea e função cardíaca, ajuda no tratamento de doenças respiratórias. Fortalecimento do sistema imunológico. E é adequada para todas as faixas etárias.

 

Por fim, a fisioterapeuta destaca ainda que procure sempre  profissional competente e autorizado e, para aquelas pessoas que buscam formação, evite formações rápidas e não reconhecidas, pois podem colocar em risco a saúde de um paciente e procure por um profissional registrado e comece a aproveitar os benefícios dessa prática milenar.

 

"Não aceite ser tratado por profissionais com formações de finais de semana ou de internet. Invista em sua saúde utilizando de recursos comprovados cientificamente sobre sua eficácia" orienta a fisioterapeuta.

 

Carla também mencionou os tipos de profissionais que o paciente pode buscar. Se houver indicação e orientação de um especialista em saúde, caso seja preciso, realizar sessões de acupuntura. Veja abaixo
 

Para Médicos:
1. Graduação em Medicina.
2. Especialização em Acupuntura (curso de 1 a 2 anos).
3. Registro no CFM.

 

Para fisioterapeutas.
1. Graduação em Fisioterapia.
2. Curso de especialização em Acupuntura (mínimo de 400
horas).
3. Registro no CREFITO.


Requisitos Gerais:
1. Conhecimento em anatomia, fisiologia e patologia.
2. Treinamento prático em acupuntura.
3. Conhecimento em técnicas de acupuntura (inserção de
agulhas, moxibustão, etc.).

4. Conhecimento em teorias da medicina tradicional chinesa.


Cursos de Formação:

1. Cursos de graduação em Acupuntura (raros no Brasil).

2. Cursos de especialização em Acupuntura (oferecidos por
universidades e instituições de ensino).
3. Cursos de extensão em Acupuntura.


Certificação:
1. Certificado de especialização em Acupuntura.
2. Registro no CFM ou CREFITO.


Atualização.
1. Participação em cursos de atualização.
2. Congressos e eventos científicos.

E estejam inscritos no CREFITO.

 

A advogada Ana Rafaella Rodrigues Duarte Silva, 24, relatou ao  que realiza o tratamentos por recomendações médicas há alguns anos. É que alguns de seus familiares já estavam em tratamento semelhante, o que a motivou a buscar auxílio de um profissional qualificado.


"Tenho problemas na coluna, causando dores e uma tensão extrema. E a minha profissão requer que eu permaneça sentada por um longo período, o que intensifica as minhas dores", relatou a advogada.

 

A advogada associa a acupuntura a outras técnicas de terapia manual que ajudaram a aliviar a dor e a tensão muscular. Diminuindo consideravelmente a severidade das dores, proporcionando mais qualidade de vida em sua rotina diária.


“Hoje em dia não me vejo sem a acupuntura além de ajudar com o tratamento de dores musculares e nas lesões da coluna, também me auxiliam no emocional também".

 

Em 1970, a técnica chegou ao Brasil, através do Dr. Luiz Carlos Barrosso, que havia realizado um treinamento na China. A primeira sede para realização da técnica foi no Rio de Janeiro, onde a Sociedade Brasileira de Acupuntura (SBA) foi estabelecida em 1975.

 

Contudo, é relevante destacar que a acupuntura já era utilizada no Brasil por imigrantes chineses desde os anos 1950, porém somente a partir dos anos 1970 começou a ser reconhecida e disseminada como uma prática complementar à medicina.

Fonte: gazetadigital