• Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024
  • 20:14h
22 de Fevereiro de 2022

Contágio e internações caem em MT, dando sinais de recuo da ômicron

Contágio e internações caem em MT, dando sinais de recuo da ômicron

Após cinco semanas consecutivas com o sistema de saúde pressionado devido ao súbito aumento nos casos de covid-19, a taxa de internações voltou a recuar em Mato Grosso. Ainda há hospitais operando perto de sua capacidade máxima, mas o número de pessoas internadas para tratar quadros graves da doença tem apresentado queda constante nos últimos dias. Nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, havia 241 pessoas internadas em leitos de UTI, o que resulta em 58,4% de ocupação.

Os números foram extraídos do Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde, atualizado às 14h30 desta segunda. Também houve redução no número de crianças internadas em estado grave, que caiu para 3 - ocupação de 30% dos leitos de UTI pediátrica disponíveis.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

 

 

Durante a terceira onda, causada pela chegada da variante ômicron a Mato Grosso, mais de 300 pessoas estavam internadas em leitos de UTI para tratar quadros graves de covid-19. A taxa de ocupação chegou a atingir 90% repetidas vezes, obrigando o governo do Estado a abrir novos leitos. Em menos de um mês, foram abertos 99 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde a segunda semana de fevereiro, o número de internados em estado grave começou a apresentar redução, embora a quantidade de casos novos registrados a cada dia tenha permanecido elevada, com mais de 3 mil ocorrências ao dia.

Apesar do recuo nas internações, sete hospitais ainda operam com mais de 60% dos leitos de UTI ocupados. A situação é mais crítica no Hospital e Pronto-Socorro de Barra do Garças, onde todos os 9 leitos de UTI reservados para pacientes de covid-19 estão indisponíveis - 8 ocupados e 1 bloqueado.

TERCEIRA ONDA

Mato Grosso começou a vivenciar um aumento súbito no número de novos casos de covid-19 e de mortes nos primeiros dias de janeiro de 2022. Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde, aquele mês fechou com 102.626 novos casos de covid-19, uma média de 3.310 casos por dia. Foram registradas 436 mortes pela doença no período.

O total de casos registrados em janeiro é superior à soma de todos os casos registrados entre julho e dezembro do ano passado. É também o maior registro de casos desde o começo da pandemia, em março de 2020.

Apesar de as internações terem aumentado em fevereiro, o número de novos casos apresentou redução. Nos 21 dias de fevereiro, foram registrados 30.108 novos casos de covid-19, uma média de 1.433 novos casos ao dia. Até o momento, foram registradas 85 mortes por covid-19 em fevereiro.

Entretanto, é preciso ressaltar que os casos são registrados pela SES conforme a data de início de sintomas, o causa um lapso temporal entre a infecção e o efetivo registro.

Fonte: estadaomatogrosso

Autor: Gabriel Soares Editor Chefe Estadão Mato Grosso Imagem Reprodução Secom-MT