O último boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (22.02) aponta preocupações sobre o cenário da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à covid-19 em Mato Grosso. De acordo com a análise referente à semana epidemiológica dos dias 11 a 17 de fevereiro, o estado enfrenta uma tendência de aumento no número de novos casos.
O sinal de crescimento não é exclusivo de Mato Grosso, e também também foi observado em outros seis estados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Essa tendência de aumento é esperada no período de seis semanas.
Em Mato Grosso, os dados por faixa etária e resultados laboratoriais indicam uma associação entre os casos de SRAG e o aumento nos casos de SRAG por Covid-19. Além disso, na capital, Cuiabá, e em outras 10 capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Campo Grande, o sinal de crescimento também foi observado.
Diante do cenário, o documento divulgado pela Fiocruz reforçam a importância de medidas preventivas, como repouso, isolamento em caso de sintomas, busca por atendimento médico, uso de máscara e manutenção da vacinação em dia.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), desde o início do ano, 17.844 casos de Covid-19 foram confirmados no estado, resultando em 47 óbitos. Atualmente, 4.380 pessoas estão em monitoramento e 72 estão internadas, conforme dados atualizados nesta sexta-feira (23.02).
Fonte: pnbonline
Autor: Safira Campos Foto: Agência Brasil